Evolução da comunicação no mercado condominial em 25 anos
Para especialista, a tecnologia trouxe muita transformação para o setor, mas muitos gestores ainda pecam na falta de estratégia
Por Gabriel Karpat*
A rápida profissionalização da sindicatura profissional trouxe em seu bojo a necessidade de maior atenção com a comunicação. Na verdade, a transformação da comunicação no segmento condominial é um processo contínuo que evoluiu muito nas últimas décadas.
A maneira de alcançar as pessoas mudou muito. E mudou muito rápido. Especialmente o impacto da tecnologia, que tem condicionado a mudança de hábitos e comportamentos. Com um simples clique, possibilitamos um alcance jamais antes imaginado.
Por isso, fazer o uso correto das tecnologias disponíveis, na comunicação, tornou-se importante. É imprescindível respeitar a individualidade e as características de cada microssociedade chamada condomínio. Fazer da comunicação um instrumento de harmonia e regulação de convívio entre as pessoas deve ser seu objetivo central.
A cultura digital vem sendo construída, contudo, a meu ver, ainda em transformação, não está ainda inteiramente consolidada. Não sabemos, até o presente momento, fazer o uso correto das tecnologias disponíveis.
Muitos problemas surgem devido a uma falta de uma estratégia bem definida de comunicação dos gestores com seus moradores. Sem mencionar a necessidade de atenção para as recentes políticas de proteção dos dados (LGPD), e os cuidados com a chamada “Lei do Stalking”. Lembrar e considerar a norma do Direito Brasileiro: “ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não a conhece”.
Cabe a todos que atuam nesse importante mercado do cenário nacional, o qual movimenta mensalmente mais de R$ 5 bi de ativo circulante, estabelecer metas e parâmetros no relacionamento com todos moradores. Especialmente visando transparência e confiança, com claras políticas de compliance. E, obter como resultado, maior agilidade e maior adesão nas decisões a serem tomadas.
Aproveito para destacar a importância do SíndicoNet nesse processo de evolução, ao longo desses 25 anos de existência. Particularmente, como colunista e parceiro, sou testemunha de que sua atuação independente e com integridade contribuiu e ainda contribui para a construção de um segmento mais consciente. Uma parceira que valoriza o nosso mercado como um todo, assim como cada um de nós, colunistas.
(*) Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH autor do livro Condomínios Gestão 360 Graus (Ed.Leud) – diretoria@gk.com.br.