Evolução da segurança condominial nos últimos 25 anos
O mercado de segurança para condomínios se apoia em novos equipamentos para continuar progredindo, mas outros dois aspectos citados neste artigo são fundamentais
Por José Elias de Godoy*
O tema segurança é bastante vasto e complexo, pois envolve, praticamente, tudo o que diz respeito ao dia a dia do ser humano em seus mais diversos segmentos, sobretudo, às modalidades que versam sobre a proteção pessoal, familiar e patrimonial.
Ao Estado foi-lhe dada a missão de manter a ordem e a segurança pública, mas devido a situações adversas que independem da atuação exclusiva dos governantes, tornou-se praticamente impossível realizar uma proteção efetiva de toda população, fato este que faz com que cada cidadão busque sua autodefesa.
Nos últimos 25 anos, os diversos estilos de condomínios têm se proliferado bastante devido ao excessivo aumento demográfico das metrópoles, causando a escassez de espaço, porém, os principais motivos para que as pessoas optem por residir nestes conjuntos residenciais estão relacionados ao conforto, tranquilidade e segurança, sendo esta última a causa mais citada pelos condôminos, tendo-se em vista os altos índices de crimes havidos contra a vida, a integridade física e o patrimônio.
- Disfarces mais usados em assaltos a condomínios
- Momentos preferidos dos ladrões para invadir condomínios
- Nova modalidade de assaltos a condomínios
Para tanto, observamos uma grande evolução na segurança condominial e que funciona de forma integrada e moderna, sendo composta por três principais conceitos:
Evolução dos meios físicos e tecnológicos
Grande progresso na proteção física das instalações através de barreiras físicas (muros, cercas, concertinas, alambrados, ofendículos, cancelas, portarias, portões duplos, guaritas blindadas, portas de segurança etc.), além dos equipamentos de segurança instalados tais como os sistemas eletrônicos (alarmes, CFTV, sistemas de monitoramento, controles de acesso informatizados e digitalizados, biometria digital, reconhecimento facial, aplicativos em celulares, sensores, radares, cercas eletrificadas, drones e portarias virtuais remotas etc.).
Evolução dos meios organizacionais
Desenvolvimento dos planos de segurança, normas e procedimentos que servem para orientar todas pessoas que executam e convivem no condomínio assim como as medidas de emergência (planos de contingência para situações de furtos, roubos, incêndios, falta de luz, inundações etc.).
Evolução dos meios humanos
Melhora no relacionamento e qualificação das pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas às atividades de segurança do condomínio, estando aí envolvidos os síndicos, moradores, funcionários e administradores, abrangendo desde o recrutamento, seleção, treinamento de colaboradores como também a conscientização de condôminos (baixe este comunicado com dicas de segurança para moradores).
Só com essa integração é que teremos maior grau de eficiência, efetividade e eficácia na segurança além de um melhor convívio e benefício na proteção dos condomínios.
Gostaria de aproveitar para ressaltar a grande importância da atuação do SíndicoNet nestes últimos 25 anos, junto aos condomínios, de uma maneira geral, uma vez que teve uma participação ímpar nas notícias, entrevistas, cursos, eventos, artigos de colunistas, indicações de empresas e serviços, ou seja, uma usina de informações, tudo em âmbito nacional.
Quero destacar a excelente parceria entre a Suat e o SíndicoNet durante todos estes anos, destacando a atuação da gestão do meu amigo Julio Paim e sua maravilhosa equipe, onde tive a honra de acompanhar essa trajetória crescente, de sucesso e vitoriosa desde o início de suas atividades.
Parabéns SíndicoNet, neste 1/4 de século, destacando-se como um marco de conhecimento e de bons serviços prestados junto à comunidade condominial!
(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".