FAAP lança pós-graduação em direito e gestão condominial
Novo curso tem a proposta de formar especialistas na área
O setor condominial vive um momento importante de transformações – desde a tecnologia cada vez mais presente nos condomínios até as mudanças na legislação, passando pelos novos condôminos, com diferentes perfis e necessidades, novas formas de usar as unidades condominiais e o fortalecimento da atuação de síndico, seja condômino ou autônomo.
Esse presente com contornos futuristas está impactando no dia a dia do síndico, na atuação da administradora e no modelo de imóvel entregue pela construtora, por exemplo? Como gerir um condomínio com eficiência e transparência? E quanto à segurança e o bem-estar da coletividade? Como se comunicar com a massa condominial em tempos de comunicação instantânea? Como relativizar o direito de propriedade com a função social, nos dias de hoje?
As perguntas caminham para a única solução: capacitação. Todo profissional que atua no setor precisa se instrumentalizar com conhecimento e diferentes habilidades para acompanhar o mercado mais exigente e complexo, transformando tais ferramentas no diferencial de atuação.
E se alguém duvida da pujança deste mercado e a urgência dessa preparação para os desafios que já se apresentam, é só pensar na dimensão deste universo:
- de 160 mil condomínios no país, de acordo com o IBGE (dados de 2010), para 200 mil, em 2017, segundo o Secovi;
- de 4,3 milhões de unidades no país para 6,1 milhões, entre 2000 e 2010, conforme o último Censo do IBGE;
- mais de 57.220 CNPJs no estado de São Paulo, segundo dados da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC);
- mais de R$ 165 bilhões é a receita movimentada pelos condomínios brasileiros, conforme o levantamento da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp).
O condomínio em sala de aula
Sempre na vanguarda das mudanças e tendências sociais, ora como protagonista ora como observadora da constante mutação e da modernização do jeito de morar nas regiões metropolitanas, a Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) decidiu lançar um curso que suprisse a necessidade de profissionais qualificados para atuarem nos condomínios.
“Todos os professores têm experiência acadêmica e do mercado, trazendo para as aulas exemplos da vivência do dia a dia e casos reais”, destaca Gley Fabiano Cardoso Xavier, coordenador geral da pós-graduação, extensão e cursos livres da FAAP.
Pela amplitude de temas, explica o coordenador, o curso contemplará questões jurídicas, mas seu campo de interesses vai abranger administradores, contadores, engenheiros, cartorários, corretores de Imóveis, síndicos e administradores de condomínios,.profissionais e pesquisadores de diversas áreas que buscam experiência acadêmica e prática em Direito e Gestão Condominial.
“O diferencial é que o curso é indicado para todo profissional que atua nessa área e tenha interesse em entender o assunto de forma mais global, desde a aquisição do terreno para construção de um edifício até a ata de reunião de um condomínio”, resume Xavier.
As aulas serão presenciais e vão equilibrar parte teórica com prática. Isso inclui estudos de casos e desenvolvimento de oficinas para a troca de experiências entre os participantes.
Por dentro da grade curricular:
- Conceito, historicidade e formas de iniciar condomínios por meio da incorporação e registros imobiliários. Objetivo: Conhecer a gênese dos condomínios, suas definições e teorias. Entender a legislação e as formas contratuais. Saber buscar referências que embasem argumentos e decisões estratégicas de gestão. Exercitar a capacidade de observar com sensibilidade a necessidade cultural de se viver em condomínios.
- Espécies de condomínios e Instituição Condominial. Objetivo: Entender as teorias que definem os tipos de condomínios (residencial, comercial e misto). Identificar os tópicos essenciais para a instituição de cada tipo de condomínio, considerando a legislação, jurisprudência e doutrina da atualidade. Desenvolver um senso crítico sobre os diversos tipos de empreendimentos e suas formas de instituição.
- Gestão Condominial. Objetivo: Identificar e conhecer os diversos tipos de gestão condominial. Desenvolver análises de prestação de contas de condomínios. Elaborar convenções condominiais e regimentos internos.
- Assembleia. Objetivo: Dominar as várias figuras jurídicas de condomínios e associações. Conduzir diversos tipos de assembleias, incluindo a prestação de contas, previsões orçamentárias e auditorias. Desenvolver um plano diretor de um condomínio.
- Gestão de Manutenção e Contratos. Objetivo: Discernir e utilizar as melhores práticas na gestão de manutenção. Pesquisar e selecionar prestadores de serviços. Entender as técnicas de auditoria e perícia contábil. Embasar suas decisões nas cláusulas de contratos que visam à organização e segurança do condomínio. Avaliar e desenvolver um Plano de Gestão de Segurança para um condomínio.
- Meios de solução de conflitos. Objetivo: Conhecer as técnicas de mediação de conflitos em condomínios. Experimentar as ferramentas como a negociação e a correta comunicação. Desenvolver a capacidade de comunicação e persuasão.
- Prevenção de riscos, sustentabilidade e compliance. Objetivo: Implementar instrumentos de prevenção de problemas de segurança e de combate à corrupção dentro de um condomínio. Tomar decisões sustentáveis, considerando os impactos em médio e longo prazo, internos e externos ao condomínio. Desenvolver estratégias de liderança de equipes.
As habilidades trazidas para o profissional
De acordo com a coordenação da FAAP, depois de completar o curso, os alunos vão receber a titularidade de especialista em Direito e Gestão Condominial. Na prática, eles estarão preparados para:
- atuar na assessoria ou prestação de serviços a condomínios, utilizando técnicas e ferramentas de gestão;
- dominar – os mais diversos aspectos técnicos e legais necessários à realização da Instituição, Convenções e Regimentos Internos, condução de assembleias, planejamento orçamentário, análise de contas, gestão de crises e implementação das condições de segurança de um condomínio;
- liderar equipes, se comunicar de forma correta e eficiente com funcionários, prestadores de serviços e condôminos;
- implementar práticas éticas e legais baseadas em compliance.
Professores vindos da academia e do mercado
O coordenador do curso de pós-graduação em Direito e Gestão Condominial, Alexandre Marques, é o profissional do mercado com experiência acumulada de 30 anos, entre administração e assessoria jurídica, sendo advogado atuante no segmento e, convidou um time de de professores, advogados, juristas, desembargador e juízes, economistas e administradores com larga experiência em condomínios, do ponto de vista teórico e vindos do mercado em uma visão de atuação nacional, além dele próprio, nomes como Gabriel Karpat, Rodrigo Karpat, Ricardo Karpat, Marcio Rachkorsky, Alexandre Junqueira, Márcio Spimpolo, Miguel Zaim e outros.
Saiba mais
O curso terá início em setembro/19 e a carga horária será de 432 h/aula, distribuídas em aulas às sextas (das 18h50min às 22h25min) e sábados (das 09h30min às 17h40min).
As inscrições podem ser feitas pelo site da FAAP, clicando aqui.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.