Anúncios na fachada
Copan instalará painel publicitário para custear restaurações
Icônico edifício Copan recebe aval para instalar painel gigante com anúncios publicitários na fachada no centro de SP
Prédio histórico no Centro de São Paulo recebeu aval de comissão municipal
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), ligada à Prefeitura de São Paulo, autorizou o histórico edifício Copan, no centro da cidade, a instalar anúncios publicitários em sua fachada, para custear a sua obra de restauração. O painel ficará no canto superior direito do prédio, voltado para a Avenida Ipiranga, e terá 71 metros de comprimento por 28 metros de altura.
Um dos edifícios mais icônicos do Centro de São Paulo, o Copan tem 115 metros de altura e foi inaugurado em 1966 e foi projetado por Oscar Niemeyer. O prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) desde 2012, e há mais de dez anos está coberto por uma tela de proteção à espera do início das obras de restauração. Pelo alto custo, as obras só terão início neste ano, e a expectativa é que elas durem até 2024.
Para ajudar a pagar as obras, o Copan solicitou a instalação dos anúncios publicitários na fachada. Esse tipo de medida está previsto em um decreto municipal de 2017, que regulamentou a Lei Cidade Limpa e prevê "a celebração de termo de cooperação com a iniciativa privada para a execução de manutenção, melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas". Essa será a primeira vez que o instrumento será utilizado.
Ao analisar a solicitação do edifício Copan, o CPPU fixou como deverá ser o layout da fachada publicitária. Ela será horizontal e terá o logo do Departamento do Patrimônio Histórico (DPR), a inscrição "São Paulo Capital da Cultura", o logo da Prefeitura de São Paulo e o do Instituto Pedra, organização que desenvolverá a restauração do prédio.
A localização do painel será na área superior porque, caso fosse na inferior, a exposição das marcas ficaria limitada apenas às pessoas que circulam próximas ao prédio, o que poderia "diminuir o interesse dos patrocinadores em investir o valor que falta para a conclusão da obra, que é de grande proporção". Por isso, foi autorizada a instalação na parte de cima para aumentar o interesse do mercado.
Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2023/08/04/copan-recebe-aval-para-instalar-painel-gigante-com-anuncios-publicitarios-na-fachada.ghtml