Falsos corretores
RS: Trio é preso por simular venda de imóvel para furtar condomínios
[Atualização] Casal simulava interesse em imóveis e repassava chaves de condomínios para dupla furtar apartamentos no Vale do Sinos
Após confrontar imagens e depoimentos, Polícia Civil prende suspeitos e apreende celulares que podem detalhar a atuação de três homens e uma mulher que se passavam por corretor e clientes
A Polícia Civil examina o conteúdo de dados e comunicações em três telefones móveis apreendidos com suspeitos de se passarem por corretores de imóveis e seus clientes para acessar condomínios e furtar pertences em apartamentos em Novo Hamburgo. Os aparelhos pertencem a dois homens e a uma mulher os quais estiveram presos temporariamente. Outro homem também é investigado e está foragido.
Conforme a titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, delegada Marina Goltz, a expectativa é de que as informações contidas na memória dos dispositivos móveis, além do histórico de diálogos mantidos entre os investigados, confirmem a participação deles em uma série de delitos semelhantes, praticados nos últimos meses na região.
A delegada disse também esperar que o conteúdo revele a natureza da atuação de cada um dos investigados na prática dos crimes. Até o momento, segundo Marina, a apuração aponta que um homem de 49 anos e a mulher, 26, passavam-se por casal interessado em conhecer imóveis disponíveis para negociação.
"Eles se apresentavam em imobiliárias e pegavam chaves de acesso ao condomínio e ao apartamento vazio que estaria em exposição para venda. Só que o objetivo, na verdade, era entrar em outros apartamentos do mesmo condomínio para furtar objetos de valor", explica a delegada.
Marina relata que, após tomar posse das chaves, o casal as entregava para uma dupla de homens, de 47 e 50 anos, que seriam os dois suspeitos flagrados pelas câmeras de monitoramento em um dos condomínios atacado. As imagens levaram à identificação dos suspeitos, que se apresentavam nas portarias dos prédios como corretor e cliente em visita ao local.
Trecho de filmagem divulgado pela polícia mostra os dois homens, vestidos com roupas discretas, subindo a escadaria de um dos prédios onde ocorreu furto. Um dos suspeitos carrega uma mochila nas costas. Para acessar apartamentos de moradores que estavam ausentes, eles teriam utilizado chaves mestras, chamadas de "michas".
Leia também:
- Conheça os disfarces mais utilizados pelos criminosos para adentrar condomínios
- Veja 12 dicas para uma boa relação com corretores de imóveis no seu empreendimento
Segundo a delegada, com a consolidação das provas em análise, o inquérito deverá indicar a autoria de furto qualificado e especificar a atuação de cada um dos supostos criminosos na série de delitos.
Dos suspeitos, apenas a mulher não possui antecedentes. O homem de 47 anos tem passagens na polícia por tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo, associação criminosa, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
O suspeito de 50 anos possui registros de ameaça e infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Já o investigado de 49 anos tem antecedentes por roubo, furto qualificado, falsificação de documento público e uso de documento falso.
As três pessoas presas temporariamente prestaram depoimentos e, posteriormente, foram liberadas para responder ao inquérito em liberdade.
Quarteto está indiciado em outro inquérito sobre o mesmo tipo de crime
Além de fatos registrados na 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, ocorreram registros na 1ª DP do município, onde os crimes foram apurados pelo delegado Tarcísio Kaltbach.
Conforme o delegado, o inquérito investigou os mesmos suspeitos pela possível autoria de quatro arrombamentos seguidos de furto, sob o mesmo modo de ação apurado pela 2ª DP.
Os fatos, segundo Kaltbach, aconteceram entre julho de 2022 e fevereiro desse ano.
"Nosso inquérito foi concluído com o indiciamento das quatro pessoas por furtos qualificados pelo concurso de agentes (quando há associação de pessoas para cometerem os crimes)", aponta o delegado.
Kaltbach afirma que os suspeitos foram submetidos a procedimentos de reconhecimento pessoal e fotográfico por testemunhas, resultando em provas para a consolidação dos indiciamentos.
[27/03/23] Presos suspeitos de fingir ser corretores de imóveis para assaltar condomínios em Novo Hamburgo
Três pessoas foram presas e uma ainda não foi localizada. Dois fingiriam ser compradores de imóveis para obter as chaves e dois fingiriam ser corretores para ingressar em condomínios.
Dois homens e uma mulher foram presos temporariamente, nesta sexta-feira (24), por suspeita de furtar apartamentos em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, eles se passavam por supostos compradores e corretores de imóveis para ingressar em condomínios. Um dos suspeitos ainda não foi localizado pela polícia.
A delegada Marina Goltz explica que um dos homens e a mulher fingiam ser um casal. Eles iriam até imobiliárias relatando interesse em visitar imóveis à venda. Após conseguir as chaves dos apartamentos, eles as repassariam para os outros dois suspeitos, que fingiam ser corretores. Com a chave, eles entravam nos apartamentos.
"Eles diziam que eram corretores e mostravam a chave da imobiliária na portaria. Apresentavam um documento falso a fim de fazer o cadastro no condomínio", diz a delegada.
Já dentro dos conjuntos residenciais, eles furtavam objetos de valor dos imóveis.
Moradores de ao menos dois condomínios registraram ocorrências policiais relatando a ação dos suspeitos. Os casos teriam acontecido no final de fevereiro.
Um dos presos foi encontrado em Canoas, outro em Gravataí e outro em Alvorada, todas cidades da Região Metropolitana. O quarto investigado já foi identificado, mas não tinha sido localizado pela polícia até a atualização mais recente desta reportagem.
Os suspeitos devem ficar presos pelo prazo de cinco dias, período em que a polícia busca obter mais elementos na apuração do caso. A delegada diz que os crimes investigados são os de furto qualificado, associação criminosa e uso de documento falso.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/04/casal-simulava-interesse-em-imoveis-e-repassava-chaves-de-condominios-para-dupla-furtar-apartamentos-no-vale-do-sinos-clgmu7z4g003v016xkn5vcza8.html * https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/03/24/presos-suspeitos-de-fingir-ser-corretores-de-imoveis-para-assaltar-condominios-em-novo-hamburgo.ghtml