Falta d'água
Crise afeta 400 famílias em condomínios de SP
Falta d'água afeta 400 famílias em condomínios na zona Sul de Ribeirão Preto, SP
Segundo presidente da associação de moradores da Quinta da Primavera, problema começou há 12 dias e piorou nos últimos cinco. Daerp diz que trabalha para restabelecer serviço
Há cinco dias, cerca de 400 famílias moradoras de três condomínios no bairro Quinta da Primavera, na zona Sul de Ribeirão Preto (SP), enfrentam desabastecimento total de água. Além do transtorno, a situação se agravou por causa do tempo seco.
Para aliviar a dificuldade encontrada em suprir necessidades básicas do dia a dia, o presidente da Associação dos Moradores, Ismael Cação, diz que uma força-tarefa precisou ser organizada.
Os moradores chegam a gastar até R$ 450 com cada caminhão pipa para abastecer as caixas d'água dos imóveis.
"Aquilo que é um direito do cidadão, estamos tendo que investir em caminhões pipa para encher as caixas d'água dos imóveis para que a gente possa ter um pouquinho mais de qualidade de vida", diz.
Resposta do Daerp
O problema começou há cerca de 12 dias. Ainda de acordo com o presidente da associação, quando procurado, o Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) apontou o excesso de consumo como causa do desabastecimento.
Segundo Ismael, a justificativa não se sustenta, porque o condomínio tem um reservatório.
"Ontem teve uma equipe aqui. Quando vieram ficou pior, zerou de vez, não tinha nem uma pequena quantidade de água para jogar nas plantas", afirma.
Ismael critica a falta de previsibilidade do Daerp para dar uma solução ao problema. "Disseram até domingo, mas já tem dias nessa situação."
Procurado, o Daerp afirmou que um trabalho está sendo feito para o restabelecimento pleno da água no bairro. A empresa também disse que uma bomba reserva foi implantada para que o sistema seja melhorado.
https://g1.globo.com/