Prefeitura notifica 3 mil prédios por falta de acessibilidade
A Prefeitura de Campo Grande registrou de janeiro até o início de maio, mais de 3 mil notificações por falta de condições de acessibilidade em prédios comerciais e residenciais de Campo Grande. Até 2008, as estruturas precisavam ser adequadas para garantir o direito de ir e vir de qualquer cidadão.
A fiscalização é feita de forma gradual, começando pela região central. Mas muitos prédios públicos também precisam se adequar. A Prefeitura da Capital alega que a verba para adaptação precisa estar prevista no orçamento anual e que não houve tempo hábil para que as necessárias alterações fossem discutidas, orçadas e incluídas no Orçamento de 2011. O prédio do Ministério Público Federal, também está parcialmente adequado. A entidade apresentou um projeto para receber críticas e sugestões, que deve ser executado em breve. O procurador federal, Felipe Fritz Braga, comenta que outros prédios públicos estão na mesma situação.
O presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, Jary Castro, explicou em entrevista à TV Morena que a fiscalização leva em conta cada caso.
O Conselho tem realizado capacitação e qualificação de engenheiros e arquitetos com relação a lei da acessibilidade. Felipe Braga reconhece que a primeira iniciativa para cumprimento da lei deve partir dos próprios profissionais de construção.
Fonte: http://www.acritica.net
Matérias recomendadas