Moradores do Condomínio Vila Real sofrem com falta d’água
Tamires Cabral
O abastecimento irregular de água no Condomínio Vila Real, localizado no bairro Colônia Santo Antonio, vem gerando transtornos aos moradores do local. A falta de água é constante, mas o problema se agravou com a ausência de abastecimento, desde sexta-feira, provocando a escassez de água que já dura três dias.
- Tem três dias que falta água. Antes estava caindo um pouquinho em algumas casas, mas tem um tempo que não está caindo nada. Já chamamos o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), mas até hoje não resolveram o problema. Como é que podemos ficar sem água? Eu ainda consigo economizar a minha, porque não tenho criança, mas e quem tem criança em casa, e quem tem gente doente? - perguntou a moradora Maria Vieira, de 73 anos.
Cansados de esperar por uma solução, os moradores procuraram a construtora S2, responsável pela obra do condomínio que foi entregue aos moradores há alguns meses, e acabaram descobrindo que o local é abastecido por uma tubulação provisória, utilizada no período da construção, e que não é adequada para fornecer água para as 99 residências do condomínio.
- Algumas casas têm água e outras, não. A construtora diz que o problema tem que ser resolvido pelo Saae e o Saae nos informou que não tem como resolver o problema agora. Estamos sem água, não podemos esperar muito tempo - disse a dona de casa Camile Batista, 32.
De acordo com os moradores, após ter sido acionada, a construtora S2 teria colocado uma tubulação mais adequada no local, mas é necessário que o Saae realize a ligação dessa tubulação à rede e substitua o hidrômetro atual por um com mais capacidade.
- É praticamente uma mangueira de jardim a responsável por abastecer as 99 casas. O Saae fez uma ligação para o condomínio inteiro com cano de meia polegada, com aproximadamente 20 metros de extensão, e está assim desde quando as casas estavam sendo construídas. As unidades foram entregues e não fizeram a substituição. A construtora também está errada, pois no contrato diz que eles deveriam ter construído um castelo de água para o abastecimento - contou o subsíndico do condomínio, Marcio Nery Seabra, 26.
O Saae informou que a construção do reservatório de água é uma determinação para todo empreendimento que tenha vários imóveis e em prédios a partir de dois andares. Para minimizar os transtornos, o Saae realizará, amanhã (15), um paliativo nas instalações de água do condomínio para melhorar o abastecimento, até que a construtora faça o reservatório. O DIÁRIO DO VALE tentou falar com o representante da construtora, mas não conseguiu localizá-lo.
Fonte: http://diariodovale.uol.com.br
Matérias recomendadas