por Alexandre Furlan(*)
Um aspecto muito importante para o sucesso do projeto de coleta seletiva é uma comunicação vasta e objetiva, que irá complementar e reforçar o planejamento e o treinamento.
Entenda que um prédio é idêntico a uma empresa ou qualquer outra organização. Sem comunicação, nada funciona. As pessoas não entendem os motivos, e os esforços empregados no processo vão por água abaixo. Principalmente por se tratar de um tema relativamente novo para as pessoas.
É importante divulgar a todos envolvidos no processo, (moradores, funcionárias domésticas e funcionários do condomínio) e em todos os meio possíveis (cartas, website do condomínio, facebook, e-mail, quadro de aviso, elevadores).
Um detalhe importante é para a objetividade da comunicação. Coloque comunicados com pouco texto (dois parágrafos no máximo com fonte número 12) e pelo menos uma imagem.
Três comunicações são fundamentais para o processo:
- Início da coleta seletiva: Avisando a todos que o processo irá se iniciar no condomínio, mostrando datas de treinamento, coleta e investimentos necessários para o processo.
- Procedimentos: Comunicar todos os procedimentos definidos para o processo. Se o condomínio for retirar as lixeiras dos andares por ordem da vistoria dos bombeiros, comunicar onde os moradores terão que levar os recicláveis.
- Resultados: Uma comunicação que parece que não é importante, mas faz toda a diferença é a que mostre os resultados do processo, informando a todos para onde os recicláveis estão sendo destinados, a quem estão beneficiando e etc. Isso tudo para motivar e mostrar que o trabalho e esforço de todos não foi em vão. Com essa comunicação, muitos que não haviam aderido ao projeto, começam a participar.
Na próxima coluna abordaremos a necessidade de treinamentos no condomínio.
(*) Alexandre Furlan Braz, graduado em bacharelado em Gestão ambiental pelo Centro Universitário Senac em 2009; Pós-Graduado pela faculdade ESPM em Gestão de projetos e liderança de equipes em 2012; Master em conforto ambiental pela ong ANAB em 2010. Em 2009 fundou o Instituto Muda, empresa esta, que trabalha com gestão de resíduos em condomínios da cidade de São Paulo. Já ganhou 3 premiações internacionais e 2 nacionais e teve como resultados: a implementação da metodologia em diversos condomínios; conscientização e treinamento de mais 10.000 famílias, 30.000 pessoas; reciclagem de mais de 2.500 toneladas de material reciclável; geração de renda total de R$ 750.000,00 à 6 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo beneficiando diretamente cerca de 100 famílias de cooperados e indiretamente, 400 pessoas. É colunista mensal no SíndicoNet
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