Ações por falta de pagamento de condomínio caem 11,6% no ano
O número de ações por falta de pagamento de condomínio caiu no acumulado do ano até outubro na cidade de São Paulo, segundo levantamento do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário). No período, foram ajuizadas 7.428 ações, o que representa um recuo de 11,6% em relação às 8.402 protocoladas em igual período do 2013, de acordo com o sindicato.
Considerando apenas outubro, foram ajuizadas 845 ações, contra as 1.043 registradas em setembro, o que representa queda de 19%.
Apesar dos recuos ante setembro e no acumulado do ano, na comparação de outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado registrou-se alta de 4,6%.
Razões
Para Hubert Gebara, vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP, dentre os fatores que contribuíram para reduzir as ações no ano, estão os acordos extrajudiciais, que, segundo ele, surtem efeito na maioria dos casos.
"Os inadimplentes preferem negociar e pagar parcelado para não ter seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito", afirmou em nota.
Já para o condomínio, de acordo com Gebara, é melhor receber parcelado do que esperar anos por um resultado na Justiça.
Fonte: http://www.tnonline.com.br/