Festa na quarentena
Condomínio do DF dá bronca em vizinho festeiro
Condomínio do DF “dá bronca” em morador por festa de aniversário
Comemoração foi realizada durante no dia 05/04, quando já estavam em vigor medidas de isolamento social por causa do coronavírus
Moradores de um condomínio da quadra SQN 107, localizada na Asa Norte – bairro da área central de Brasília –, resolveram dar um “puxão de orelha” em um vizinho que realizou uma festa de aniversário. A comemoração durou toda a tarde do último domingo (05/04), em plena quarentena causada pelo novo coronavírus.
Os condôminos relataram música alta, gritos e entra e sai de convidados.
Em comunicado afixado nesta semana nos elevadores que dão acesso aos apartamentos, os letreiros revelaram a insatisfação da comunidade com a postura do aniversariante. “Cuidado! Você não vive sozinho aqui no prédio. Respeite o isolamento social.”
O homenageado mora no primeiro andar de um dos oito prédios da superquadra idealizada, originalmente, para abrigar servidores da Universidade de Brasília (UnB). A quebra do isolamento social incomodou a vizinhança, inclusive residentes de outros blocos da região.
Alguns decidiram até jogar água pela janela como forma de mostrar a insatisfação com a comemoração, conforme a reportagem apurou.
Durante o dia da festa, o porteiro recebeu inúmeras reclamações pelo evento contrariar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de combater a proliferação da Covid-19. Alguns relataram ao Metrópoles a vontade de acionar a Polícia Militar (PMDF).
“Eu só não denunciei porque não achei nada nos decretos falando sobre festas em ambientes particulares. Mas, na minha opinião, é um absurdo, porque foi o dia todo de festa durante nossa quarentena”, explicou um vizinho do prédio.
Recomendações
O decreto editado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) prevê medidas restritivas, mas não cita especificamente festas de aniversário em propriedades particulares. Contudo o documento alerta sobre a proibição de eventos com aglomeração de mais de 100 pessoas.
Já o Ministério da Saúde tem orientado a população a adiar comemorações do tipo, com qualquer número de pessoas, em cidades ou locais onde foi registrada a chamada transmissão comunitária: quando não é possível saber de quem o paciente pegou o novo coronavírus.
“Por menor que seja, qualquer evento que reúna mais do que 10 pessoas, principalmente, se você coloca todo mundo dentro da mesma sala, é risco. Por isso, a recomendação oficial é não realizar festa de aniversário ou outras do tipo”, explica o secretário-executivo do ministério, o médico João Gabbardo.
De acordo com o mais recente boletim expedido pela Secretaria de Saúde, na noite de quarta-feira (09/04), de todos os 509 casos confirmados no DF, 152 (30 %) foram classificados como transmissão comunitária.
Fonte: https://www.metropoles.com