10 anos de dedicação
SP: Porteiro ganha festa surpresa de moradores de condomínio
Moradores fazem festa de aniversário surpresa para porteiro em condomínio e emocionam trabalhador: 'Vou levar para o resto da vida'
Porfírio José de Farias, porteiro do prédio em São José do Rio Preto (SP), foi surpreendido pelo café da manhã especial, com direito a bolo e pão de queijo, além de presente.
Moradores de um condomínio em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, decidiram se unir e fazer uma festa de aniversário surpresa para o porteiro do local. O trabalhador, que atua há 10 anos no prédio, também ganhou presente e chorou ao agradecer pelo gesto de carinho.
Uma simples manhã de sábado se transformou em um momento especial e inesperado para Porfírio José de Farias, de 64 anos, no dia 15 de fevereiro. Ele, que já trabalhou como carpinteiro, vigia e porteiro, se tornou uma figura essencial entre os moradores, mas não imaginava ser tão querido.
Durante a celebração, Porfírio foi surpreendido com um café da manhã especial, com direito a bolo e pão de queijo. Ao g1, o porteiro contou que nunca havia vivido uma experiência parecida e que em nenhum momento suspeitou da atitude dos condôminos.
"Eu costumo chegar no meu horário, como sempre, e, nesse dia, o síndico ficou me enrolando na guarita. Eu escutei um barulho mexendo nas mesas e pensei que ele tinha reservado o salão para alguém", conta.
"Fiquei muito feliz e muito agradecido. Nunca imaginei que me fariam algo assim. Foi um choque de realidade, e isso é algo que vou levar para o resto da minha vida", diz.
Momento especial
A ideia de fazer a festa surgiu em um grupo do prédio, que já havia se acostumado a compartilhar momentos simples com Porfírio. A iniciativa partiu da coordenadora administrativa do local, Cássia Regina Borges, de 52 anos, que sempre foi muito próxima do trabalhador.
"Ele sempre faz café para os moradores e nós o tratamos como um amigo. Decidimos organizar um café da manhã para o aniversário dele, mas a comoção foi tão grande que a vaquinha que fizemos foi capaz até de presenteá-lo com uma sandália, que ele adora", explica Cássia.
"O mais importante foi o carinho, a gratidão de todos, e isso nos motivou a fazer ainda mais pelo Sr. Porfírio", completa.
Cássia ainda lembra de como ele sempre foi gentil e disponível, mesmo nas pequenas tarefas do dia a dia: "Ele sempre fez questão de nos tratar com carinho, e, por isso, ficamos felizes em poder retribuir um pouco de tudo o que ele fez por nós".
O síndico do prédio, Alexandro de Souza Magnani, de 50 anos, conhece Porfírio há muito tempo e nutre uma relação de amizade com o porteiro.
"O Sr. Porfírio não é apenas um porteiro, ele é um amigo. Todos os dias ele compartilha café com os moradores e sempre está disposto a ajudar. Quando soubemos que o aniversário dele estava chegando, não poderíamos deixar de celebrar. Ele foi tomado pela surpresa e ficou muito emocionado", diz.
Alexandro também destaca que a convivência diária com Porfírio foi fundamental para fortalecer o vínculo entre eles.
"A amizade que ele cultivou com todos nós é genuína. Ele é alguém que faz a diferença no ambiente do prédio, e foi um prazer organizar essa festa para ele", afirma.
Surpresa!
A festa surpresa foi um gesto que Porfírio jamais imaginaria receber. Depois dos "parabéns" e de receber os cumprimentos, ele falou sobre situações de desrespeito à profissão, que ainda são comuns: "Para a maioria das pessoas, a gente é tudo um lixo e, hoje, vocês me fazem essa surpresa. Estou muito agradecido", disse.
O aniversário foi um marco não apenas pela iniciativa, mas também por mostrar a ele o impacto significativo que sua presença e trabalho têm na vida de todos do prédio.
"Mais importante do que o presente são o carinho e o respeito. Se todos os prédios fizessem algo assim, seria muito melhor, pois o respeito e a amizade entre as pessoas são o que realmente importa", reflete Porfírio.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/02/22/moradores-fazem-festa-de-aniversario-surpresa-para-porteiro-em-condominio-e-emocionam-trabalhador-vou-levar-para-o-resto-da-vida.ghtml