O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Fração ideal

OAB/MG acha que decisão de TJ sobre o tema é controversa

quarta-feira, 13 de novembro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Para OAB, decisão sobre condomínios é controversa

A recente decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que confirmou o direito de um condômino, dono de um apartamento com área superior a dos demais, de pagar o mesmo valor de condomínio cobrado dos outros moradores, não deve abrir precedentes para outros casos, pelo menos, na visão da OAB/MG.
 
Nesta semana, a Comissão de Direito da Construção da entidade divulgou nota esclarecendo que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não se manifestou sobre o assunto. Para os advogados da Ordem, não existe uma decisão que abrace a todas a duas teses deste assunto, que são conflitantes entre si.
 
Segundo o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG, Francisco Maia, as teses são controversas, já que uma indica que a contribuição precisa ser diferenciada, enquanto a outra defende que não existem motivos que justifiquem diferenças nos valores.
 
"A legislação prevê a fração ideal, mas existem litígios que podem ser questionados, por não existir jurisprudência sobre o tema. A decisão do TJMG apenas não acolheu a forma de mudança no rateio instituída em assembleia, considerando as particularidades de cada condomínio e a capacidade das partes de produzir provas", explica. Ainda segundo Maia, assuntos desta natureza precisam ser analisados com cautela sem entrar em juízo de valor, por não existir uma decisão vinculante.
 
Em nota, o STJ informou que não confirmou, rechaçou ou mesmo debateu o acerto ou erro da decisão do TJMG.

 

Fonte: http://www.tribunademinas.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet