Furto de energia
Concessionária constata fraude em condomínios em Rio Preto (SP)
CPFL encontra fraude em seis casas de condomínio
Agentes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) fizeram uma blitz e constataram fraudes em medidores de energia elétrica em seis casas de condomínio de luxo da zona leste de Rio Preto. A ação aconteceu no sábado, dia 27. Em doze meses foram encontrados mais 3,6 mil casos de fraudes na cidade.
Segundo o gerente operacional da CPFL, Clauber Pazin, as fraudes foram constatadas após seis meses de monitoramento de consumo de energia elétrica.
"Nós acompanhamos a média mensal de consumo, por todo este tempo, para descartar os casos em que os moradores viajam e consequentemente caiu o consumo. Mas nestes casos específicos, a irregularidade era constante", explica o gerente.
De surpresa, equipes de técnicos da concessionária foram até o condomínio onde vistoriaram 16 residências e constataram furto de energia elétrica em seis casas. O esquema chega a reduzir o consumo em até 66%.
"O que encontramos foram fraudes que vão desde a construção do imóvel, em que o sistema elétrico, não passa todo pelo medidor de energia até golpes elaborados como abertura dos medidores para fazer alteração e colocação de lacres falsos para tentar enganar os leituristas", diz o gerente.
Todos os medidores irregulares foram apreendidos e serão levados para perícia criminal, para confirmar as irregularidades e verificar qual o período em que o equipamento esteve em funcionamento de forma fraudulenta. Nos seis imóveis suspeitos, a CPFL instalou novos equipamentos de medição.
Os donos dos imóveis com suspeitas de fraudes foram notificados da irregularidade e serão obrigados a ressarcir à concessionária pelo consumo fraudado. Em caso de reincidência, os consumidores serão processados pela CPFL.
Fonte: http://www.diariodaregiao.com.br