O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Garagem interditada

ES: Local com 685 vagas já foi isolado em 2016

quinta-feira, 13 de maio de 2021
WhatsApp
LinkedIn

[13/05/2021] Parte da garagem de condomínio em Cariacica pode ser liberada

O local foi interditado na última quinta-feira, após a constatação de falhas estruturais, e, desde então, os carros dos moradores tiveram de ser retirados do estacionamento e o trânsito de veículos e de pessoas foi proibido

Quase uma semana após ser totalmente interditada pela Defesa Civil de Cariacica, por apresentar falhas na estrutura, a garagem do Condomínio Mochuara, no bairro Rio Branco, no mesmo município, poderá ser parcialmente liberada nesta quarta-feira (12). O local foi interditado na última quinta-feira (6) e, desde então, os carros tiveram de ser retirados do estacionamento e o trânsito de veículos e de pessoas foi proibido.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), a possibilidade de liberar parte da estrutura se deu após vistoria realizada no conjunto de garagens do condomínio e reunião realizada com representantes da Defesa Civil de Cariacica e Corpo de Bombeiros.

“Realizaremos nova vistoria nesta quarta-feira, às 16 horas. Será um trabalho integrado com a Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros. Dependendo do resultado e das constatações, pode haver uma possibilidade de liberação de, pelo menos, uma parte da garagem. Isso irá viabilizar a entrada de pelo menos 50 veículos no local. Hoje a mobilidade urbana na região está bem comprometida", disse o presidente do Crea-ES, Jorge Silva.

Silva informou ainda que dará início à elaboração de um Termo de Cooperação Técnica para que o conselho, a Defesa Civil do Município, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros estabeleçam ações em conjunto para agirem em sintonia em casos como esses, que podem gerar riscos para a população.

Na vistoria realizada na manhã desta terça, além das fissuras, rachaduras, trincas e infiltrações já identificadas, a equipe de engenheiros do Crea-ES observou a existência de novas anomalias como, por exemplo, colunas com recalques. A recomendação feita ao condomínio foi para realizar uma revisão geral da estrutura e contratar profissionais e/ou empresas legalmente habilitados para elaborar um laudo técnico de engenharia conclusivo. 

O conselho informou também que já solicitou para análise os projetos das empresas que executaram a obra e os documentos das empresas que realizaram a reforma estrutural em 2016 e 2017.

Interdição

Na última quarta-feira (05), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica realizou uma vistoria no Residencial Mochuara, a pedido do síndico do edifício, com o objetivo de verificar as condições de segurança, estabilidade e salubridade do estacionamento. 

A equipe da Defesa Civil identificou que o local já tem histórico de problemas estruturais e, atualmente, apresenta trincas na laje do piso do estacionamento, desnivelamento de lajes, formação de poças sobre a laje superior, descolamento de parede de fechamento, ferragens expostas, entre outros problemas.

Devido à situação, a Defesa Civil de Cariacica classificou o risco estrutural do local como alto, o que pode acarretar a continuação do aparecimento de novas falhas e eventos que podem levar a estrutura da garagem ao colapso parcial ou total. 

A Defesa Civil municipal, então, orientou a interdição imediata do local, com retirada dos veículos e a proibição do trânsito de automóveis e de pessoas, com o objetivo de garantir a segurança física e material das pessoas e de seus bens. 

Também foi recomendada a contratação, em caráter de urgência, de um profissional técnico/empresa habilitado para definir e orientar os ensaios/testes necessários, buscando a identificar as causas da recorrência das patologias, a fim de confeccionar laudo e projeto específico de escoramento e recuperação de toda a estrutura.

Por causa do problema e da desocupação do local pelos moradores do condomínio, na última quinta-feira, as ruas do entorno do residencial foram ocupadas pelos veículos. “Tem carro para tudo quanto é lado. Gente estacionando ao lado do Estádio Kleber Andrade, ocupando todas as ruas daqui e chegando inclusive perto da BR 262”, disse um morador, na ocasião.

Em 2016, a garagem do residencial também chegou a ser interditada. Na época, moradores informaram que a Defesa Civil foi acionada, esteve no residencial e isolou a área por motivos de segurança. No local, em alguns pontos a parte superior do estacionamento se sustentava através de escoras feitas de metal. Inúmeras rachaduras também foram encontradas. Além disso, uma laje estava cedendo.

[10/05/2021] Garagem interditada em condomínio de Cariacica tem 685 vagas e já foi isolada em 2016

Na noite desta quinta-feira (06), as ruas do entorno do residencial já começavam a ser ocupadas pelos veículos dos moradores

Mais uma vez, os moradores do Edifício Residencial Mochuara, localizado no bairro Rio Branco, em Cariacica (ES), foram surpreendidos ao chegarem em casa, no final da tarde desta quinta-feira (06), e serem impedidos de entrar com os carros. Isso porque a garagem do condomínio foi interditada pela Defesa Civil.

A situação é semelhante ao que aconteceu no local em 2016. Na época, a garagem do residencial também chegou a ser interditada. Moradores informaram, na ocasião, que a Defesa Civil foi acionada, esteve no residencial e isolou a área por motivos de segurança. No local, em alguns pontos a parte superior do estacionamento se sustentava através de escoras feitas de metal. Inúmeras rachaduras também foram encontradas. Além disso, uma laje estava cedendo.

Sobre a interdição realizada nesta quinta, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica, na quarta-feira (05), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica realizou uma vistoria no Residencial Mochuara a pedido do síndico do edifício com o objetivo de verificar as condições de segurança, estabilidade e salubridade do estacionamento, que possui 681 vagas para carros e 4 para motos.

Ainda segundo a secretaria, a equipe da Defesa Civil identificou que o local já tem histórico de problemas estruturais e, atualmente, apresenta trincas na laje do piso do estacionamento, desnivelamento de lajes, formação de poças sobre a laje superior, descolamento de parede de fechamento, ferragens expostas, entre outros problemas.

Um dos moradores do Residencial Mochuara, que preferiu não se identificar, contou que o comunicado pegou a todos de surpresa. “Inicialmente falaram que só iriam interditar três vagas, mas depois anunciaram a interdição total. Quem estava chegando do trabalho não pôde mais entrar. Disseram que a estrutura está apresentando risco”.

Por conta da situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica classificou o risco estrutural do local como risco alto, o que pode acarretar a continuação do aparecimento de novas falhas e eventos que podem levar a estrutura da garagem ao colapso parcial ou total.

Por nota, a Defesa Civil de Cariacica informou que orientou a interdição imediata do local, com retirada dos veículos e a proibição do trânsito de automóveis de moradores, de funcionários e de outras pessoas com o intuito de garantir a segurança física e material das pessoas e de seus bens, além da contratação, em caráter de urgência, de um profissional técnico/empresa habilitado para definir e orientar os ensaios/testes necessários, buscando a identificar as causas da recorrência das patologias, a fim de confeccionar laudo e projeto especifico de escoramento e recuperação de toda a estrutura.

Sem local para estacionar

Na noite desta quinta-feira (06), as ruas do entorno do residencial já começavam a ser ocupadas pelos veículos dos moradores. “Tem carro para tudo quanto é lado. Gente estacionando ao lado do Estádio Kleber Andrade, ocupando todas as ruas daqui e chegando inclusive perto da BR 262”, disse o morador.

Ele teme prejuízos, já que os carros estão nas ruas e próximos a um terreno ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. “Em 2016, a empresa responsável, a construtora PDG, ainda estava funcionando e iria se responsabilizar pelos reparos e por providenciar um estacionamento. Agora que não tem mais, ela pediu recuperação judicial naquela época. Fica a nossa preocupação”.

O outro lado

A reportagem não conseguiu fazer contato com a construtora responsável pelo empreendimento. Assim que conseguirmos a reportagem será atualizada. Também tentamos contato com o síndico do residencial, mas não conseguimos retorno até a publicação desta matéria.

Fonte: https://noticias.r7.com e https://www.folhavitoria.com.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet