Gestão financeira
Dicas para o síndico executá-la de maneira eficiente
Dicas para fazer uma gestão financeira eficiente em seu condomínio
Por Letícia Duarte*
Não é segredo que hoje a gestão condominial requer do síndico diversos conhecimentos e habilidades, que vão desde a destreza em se relacionar com os demais condôminos até a expertise de controlar os recursos financeiros. E são os recursos financeiros uma das maiores preocupações de quem está envolvido neste meio, visto que, o uso adequado do caixa do condomínio é um importante indicador de uma gestão eficiente e assertiva.
Muitos gestores condominiais possuem dificuldades em realizar um planejamento financeiro adequado, sendo o intuito desta matéria fornecer dicas simples e eficazes para auxiliar nessa tarefa.
Para que o síndico idealize seu trabalho de acordo a real necessidade do condomínio, é importante que na Assembleia Geral Ordinária sejam listadas, juntos aos condôminos, as prioridades a serem executadas.
Se isso não foi feito fique tranquilo, ainda há tempo! O síndico pode convocar uma assembleia extraordinária para determinar essas diretrizes e obter o apoio de todos os condôminos, formando assim uma gestão colaborativa.
Determinadas as prioridades, uma dica para o síndico é fazer uso de uma ferramenta bastante conhecida na Gestão de Projetos, a 5W2H, popularmente chamada de Plano de Ação.
Nesse Plano de Ação, o síndico deverá descrever detalhes sobre cada prioridade, usando como direção as perguntas: O que fazer? Porque fazer? Como fazer? Quando fazer? Quem fará? Quanto custará? A resposta de cada questionamento irá direcionar o gestor para as corretas tomadas de decisões.
Em conjunto ao Plano de Ação, o síndico deve estar atento à Previsão Orçamentária, para que a utilização dos recursos financeiros seja coerente com a situação financeira do condomínio.
Portanto, deve-se comparar mensalmente o Orçamento Previsto x Orçamento Realizado. Para isso, o síndico pode usar uma planilha de Excel ou solicitar os relatórios gerenciais da administradora, que são fortes aliada do condomínio e do síndico na busca por uma gestão financeira eficiente.
A execução de um planejamento financeiro requer disciplina e constantes avaliações, por isso, a importância da dedicação do gestor no cuidado diário para com o condomínio. Os condôminos, também podem contribuir com dicas e apoio ao síndico, bem como, cobrar o desenvolvimento do planejamento.
(*) Graduada em Gestão de Recursos Humanos; possui especialização em Liderança, Oratória, Relações Humanas e Desenvolvimento Emocional pela Nobre Treinamentos. Atua há 07 anos no segmento de Administração de Condomínios como Síndica Profissional e Gerente Financeiro, desenvolvendo estratégicas de valorização das edificações, através do planejamento de manutenção e conservação predial, relações humanas e gerenciamento de conflitos. Também atua como Instrutora de cursos de Administração de Condomínios nas escolas IMEP e SECOVI com sede em Balneário Camboriú/SC.