GO: Coleta seletiva
PL quer isentar condomínios que adotarem a prática
Projeto de lei quer isentar condomínios que adotarem a separação de materiais recicláveis
A proposta surgiu de uma parceria entre o escritório de advocacia Sahium Advogados e o gabinete do vereador Lucas Kitão (PSL)
Tramita na Câmara Municipal de Goiânia um projeto que possibilita a coleta nos condomínios residenciais, que integram o rol de “grandes geradores” na coleta de lixo, sem cobrança, desde que o condomínio se comprometa a realizar a separação dos resíduos sólidos e orgânicos e incentive essa prática.
A proposta surgiu de uma parceria entre o escritório de advocacia Sahium Advogados e o gabinete do vereador Lucas Kitão (PSL), que apresentaram o projeto na última terça-feira, 18, com a reinclusão dos condomínios horizontais no sistema de coleta de lixo da capital.
As 14 cooperativas de reciclagem associadas à prefeitura de Goiânia contam com todo o material recolhido pelos 14 caminhões da Coleta Seletiva da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e com a coleta própria, porém, ainda assim estão enfrentando uma grande redução na produção de materiais recicláveis. A redução pode ser minimizada com a inclusão dos condomínios residenciais.
Alto custo
Sem a coleta pela prefeitura, ocorre terceirização na coleta desses condomínios. A terceirização, de acordo com o autor, advogado especialista em Direito Condominial, Jefferson Lopes, é embutida nas taxas de condomínio desses grandes geradores e permite que esse material recolhido seja despejado diretamente nos aterros sanitários da capital e da Região Metropolitana, sem passar pelas cooperativas, que poderiam dar uma nova destinação ao material sólido recolhido.
O intuito do projeto é valorizar a municipalidade com o custeio do manuseio desse lixo, porque o sistema existente hoje, nos moldes como os grandes geradores realizam a coleta, reduz a separação correta e, quando faz essa coleta, é embutido uma alta cobrança pelo recolhimento do lixo dentro dos condomínios e também fora, pelo transbordo que é cobrado pela prefeitura.
https://www.jornalopcao.com.br/