O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coluna: De Olho no Mercado

Hora de agendar as benfeitorias do seu condomínio

Como viabilizar recursos para realizar obras emergenciais ou que valorizam o condomínio? As melhores opções passam longe da mesa do gerente do banco

06/03/20 05:05 - Atualizado há 4 anos
WhatsApp
LinkedIn
Como viabilizar recursos para realizar obras emergenciais ou que valorizam o condomínio? As melhores opções passam longe da mesa do gerente do banco

'Um pouco antes ou um pouco depois do Carnaval, não importa. Começo de ano é o momento perfeito para tomar decisões. Há quem projete uma dieta ou a compra da casa própria. Nos condomínios, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) é o momento mais esperado pelos moradores.    

Também traz desafios para o síndico. Como aprovar benfeitorias se o maior problema da gestão é a falta de recursos? Decidir entre duas obras fundamentais, adiar por mais um ano uma reforma importante ou, mais grave ainda, deixar de realizar as manutenções são a realidade de muitos condomínios. 

É frustrante, mas que gestor, em sã consciência, vai querer afundar o condomínio em dívidas? 

O que muda no cenário atual é a possibilidade de viabilizar recursos financeiros de modo responsável. O mercado evoluiu na mesma medida em que as necessidades dos condomínios aumentaram. 

Instituições financeiras especializadas em condomínios

Hoje, dá para recorrer a instituições financeiras que entendem o funcionamento e as peculiaridades do segmento condominial. E, por isso mesmo, oferecem produtos sob medida para cada condomínio

A Empresta Capital é um exemplo de instituição que nasceu com a vocação de atender às necessidades dos condomínios. Há 14 anos no mercado, sabendo que é difícil para o síndico lidar com todas as exigências dos bancos - desde levantar o empréstimo, quanto gerir a dívida -, sua proposta é simples e desburocratizada e seus funcionários e gerentes, especialistas em mercado condominial. 

“O foco é viabilizar os mais variados projetos, sejam pequenos ou grandes. Ou apenas fazer o ajuste do fluxo de caixa dos empreendimentos, sem necessidade de aval, garantias reais ou conta corrente e de forma super segura, sem intermediários”, resume Alexandre Balaton, diretor de Novos Negócios.

O diretor da Empresta Capital explica que a sua equipe é formada por especialistas em condomínio cujo trabalho, muitas vezes, é auxiliar e oferecer consultoria de execução antes mesmo de conceder o crédito ao síndico. "Talvez por isso nossa taxa de recorrência no serviço seja maior que 80% dos créditos", comenta Balaton.

Mesmo com valores maiores, as condições visam a não dificultar o pagamento mensal da taxa condominial - em até 48 vezes e prazo de até 120 dias para pagar a primeira parcela. 

Caixa imediato 

Para o condomínio, receber o dinheiro rapidamente traz muitas vantagens. O síndico consegue negociar à vista com seu fornecedor, e pode conseguir uma boa redução do custo, sem falar na melhoria rápida do patrimônio.

Essa antecipação de recebíveis gera um benefício, um conforto para todas as pontas. O fornecedor vai ter seu dinheiro de imediato com a antecipação, o que gera fluxo, segurança, visibilidade futura de um negócio. E o condomínio vai poder, finalmente, ter a sua benfeitoria concluída.

Sustentabilidade financiada

Se o projeto do condomínio impactar o meio ambiente de forma positiva, o síndico  tem acesso ao crédito com taxas e condições especiais.

“Criamos o primeiro selo green do mercado financeiro, que promove condições especiais a projeto sustentáveis e de impacto ambiental. Temos parceria com as maiores empresas deste segmento, que oferecem tecnologias inovadoras para o mercado de condomínio junto com a nossa viabilidade financeira”, explica Alexandre. 

Em poucas palavras, por meio do Green Microfinance, a Empresta propõe um atendimento especializado ao síndico, com um crédito muito mais fácil e com uma taxa bem menor para os condomínios que pretendem implementar projetos como reúso de água, painéis solares, entre muitos outros. E concede um selo verde, que valoriza muito o patrimônio no mercado.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet