Humilhação
Seguranças expulsam motoboy de prédio comercial no DF
'Foi a maior humilhação da minha vida', diz motoboy expulso por seguranças de prédio comercial no DF
Confusão foi por volta das 13h desta terça-feira (10), na Asa Norte. Entregador conta que seguranças se incomodaram por ele ter parado moto em área de 'carga e descarga'; centro comercial diz que 'não compactua com nenhum tipo de desrespeito, violência e preconceito'
Uma confusão entre um motoboy e seguranças, por volta das 13h desta terça-feira (10), em um centro comercial da Asa Norte, em Brasília, terminou na delegacia. O entregador por aplicativo, Lucas Silva, de 26 anos, gravou o momento em que era expulso do local, ao tentar entregar o almoço de uma cliente. Assista ao vídeo aqui.
O motivo, reconhece Lucas, foi o fato de ele ter parado a moto em uma área de carga e descarga, enquanto esperava a cliente descer de uma das salas para pegar a refeição. "Ele [segurança] pegou no meu braço, me empurrou na frente de todo mundo. Foi a maior humilhação da minha vida. Me botaram pra fora igual um nada", disse ao g1.
"Cheguei lá e encostei a moto na frente, na área de carga e descarga, porque é um lugar perigoso que rouba moto toda semana. A gente [motoboy] sempre encostou lá. Na hora que fui entrar, o segurança mandou eu tirar a moto e falei: 'A cliente já tá descendo, é rapidão'. Ele pegou e falou assim: moleque folgado, e passou um rádio pra outro segurança que chegou apontando o dedo pra eu ir pra fora", conta o motoboy.
A reportagem tenta contato com a empresa de segurança. Segundo Val Brito, gerente operacional do Brasília Rádio Center, o condomínio "não compactua com nenhum tipo de desrespeito, violência e preconceito" e que as imagens completas do circuito interno de TV serão enviadas à delegacia de Polícia, objetivando apurar as responsabilidades" (leia íntegra da nota mais abaixo).
A Polícia Civil do DF registrou a ocorrência como "lesão corporal" e investiga o caso. Lucas diz que conseguiu entregar o pedido da cliente, mas do lado de fora do centro comercial.
A confusão
Na gravação, é possível ver que foram dois seguranças do Rádio Center que mandaram o motoboy sair. Diante da negativa, eles agarraram Lucas e o colocaram para fora do prédio.
- "Você está me machucando. Não encosta em mim! Eu só quero entregar o pedido pra cliente", diz o entregador.
- "Você parou a moto em um lugar que não pode e ainda está reclamando?", fala um segurança.
Nas imagens é possível ver que um dos seguranças diz que ali é uma área de "embarque e desembarque".
O motoboy registrou a ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia, na área central de Brasília e fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML).
Confira a íntegra da nota do condomínio Brasília Rádio Center:
"O Condomínio do Ed. Brasília Rádio Center não compactua com nenhum tipo de desrespeito, violência e preconceito. Nossa equipe recebe treinamento, regras e protocolos para serem seguidos, visando a segurança e o bom funcionamento da edificação. Quanto ao lamentável episódio ocorrido na data de hoje, foi registrada ocorrência policial, as imagens completas do circuito interno de TV do condomínio serão encaminhadas à delegacia de polícia, objetivando apurar responsabilidades".
https://g1.globo.com/