Valorização de imóveis foi de 15%
Investir em imóveis é um hábito mais comum aos maringaenses do que negócios em bolsa de valores ou clubes de investimento. No município que nasceu por obra de uma companhia colonizadora, a população procura o segmento imobiliário para assegurar ganho no patrimônio.
Essa procura ajuda a inflar o preço do imóvel. Para o diretor estadual do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) e imobiliarista Junzi Shimauti, o ritmo de valorização imobiliária na cidade vem diminuindo, mas continua alto.
"Este ano os imóveis aumentaram de valor em pelo menos 15%, chegando a 20% em alguns casos", revela Shimauti. Ele ressalta que o crescimento está bem abaixo do registrado no ano passado.
"2010 foi muito atípico, porque tivemos o início do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que inflou demais o preço dos imóveis", compara. Shimauti estima que a valorização em 2010 chegou a 30%.
Grande parte do público consumidor de imóveis é investidora: são aqueles que compram a segunda ou terceira unidade, não para morar. "E m geral, a procura por apartamentos e casas empata e a faixa mais procurada é a de imóveis entre R$ 150 mil e R$ 200 mil", aponta Shimauti.
Fonte: http://www.odiario.com
Matérias recomendadas