Ações por falta de pagamento de condomínio crescem 4%
Levantamento do Secovi-SP aponta um aumento, em outubro, de 3,98% nas ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínio
Um levantamento feito pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), realizado nos fóruns da cidade, mostra que o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínio cresceu 3,98% em outubro, em relação ao mês anterior. Esta foi a primeira vez em cinco anos que houve aumento de setembro para outubro.
No mês passado, foram protocoladas 837 ações, contra 805 em setembro. Mas, na avaliação do vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, a tendência é de reversão nos próximos meses do ano. Não necessariamente porque o pagamento será feito em dia.
"Muito trabalhador que recebe o 13º salário pega o dinheiro e quita os débitos do ano. Mas, por outro lado, o sistema judiciário entra de férias e no começo do ano os advogados acabam atuando menos, além de muitos síndicos deixarem essas pendências também para o próximo ano", explica Gebara.
No ano, o número de ações é baixo, comparado com períodos anteriores. Nos primeiros dez meses, foram ajuizadas 8.939 ações. É mais que em 2011 (8.495 registros), mas o segundo menor dos últimos seis anos. "Devemos encerrar este ano com aproximadamente 10.500 ações", prevê o vice-presidente do Secovi-SP.
Fonte: http://invertia.terra.com.br
Matérias recomendadas