Inadimplência Zero: uma realidade possível e acessível aos condomínios
Administradora oferece serviço de crédito e cobrança como solução rápida e sem custos adicionais aos condomínios que sofrem com inadimplência
Um dos maiores problemas enfrentados no condomínio é a inadimplência. Não só por atacar a saúde financeira, como também por provocar impasses constrangedores na hora de fazer a cobrança dos devedores. Em São Paulo, ao menos 10% dos condomínios sofrem com inadimplência.
Com o aumento das dívidas, e por tempo prolongado, o síndico se sente de mãos atadas, pressionado pelos condôminos adimplentes e sem a receita necessária para realizar manutenção, ou mesmo obras emergenciais.
Por falta de alternativas, a decisão acaba sendo emitir rateios extraordinários para cobrir o déficit e não raro até mesmo obter empréstimo bancário, que nem sempre é a melhor saída.
Por atuar há mais de 50 anos junto ao segmento condominial, e conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos condomínios, a administradora Habitacional desenvolveu o Inadimplência Zero Receita Garantida — um produto destinado a oferecer com rapidez e transparência o crédito necessário para cobrir o prejuízo da inadimplência das unidades que não pagam.
A solução é inovadora e muito diferente do que normalmente é oferecido pelas empresas garantidoras: o condomínio recebe o valor integral sem qualquer desconto.
Como funciona
No máximo em 3 dias depois do vencimento do boleto, aqueles que ainda estiverem com o pagamento em aberto, são assumidos pelo Parceiro G5 Créditos Condominiais Fundo de Investimento, que deposita o valor integral ao condomínio. O Fundo é devidamente auditado e regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
“Como o condomínio recebe o valor integral e não há nenhum desconto nessa operação, nem precisa fazer assembleia para iniciar. Depois, é só ratificar na próxima. Assim, é só o condomínio sinalizar que deseja aderir, que todo o resto é por nossa conta”, resume Fernando Fornícola, diretor e proprietário da Habitacional.
Vantagens do Inadimplência Zero
- Os contratos são simples, não têm prazo e nem preveem multa ou penalidade para rescisão. Basta avisar com 30 dias de antecedência;
- o crédito é depositado em até três dias depois do vencimento dos boletos;
- sem taxas iniciais ou juros;
- depois de 12 meses, pode ser estendido.
Cobrança humanizada
O Inadimplência Zero Receita Garantida se compromete a assumir a responsabilidade da cobrança aos condôminos inadimplentes, e o síndico pode ainda definir como será feita, por exemplo, a forma de cobrar — e-mail, carta ou telefone, os prazos e demais condições.
Num prazo de até 90 dias o condomínio tem total autonomia para decidir como será feita a cobrança.
A equipe do Inadimplência Zero oferecerá aos devedores a possibilidade de parcelamento do débito com carência de até 30 meses e longo prazo para as parcelas. Tudo para que eles, de fato, consigam superar um momento de vida complicado e regularizem a situação perante o condomínio.
Os acréscimos cobrados do devedor são os mesmos que seriam cobrados pelo condomínio (multa de 2%, juros de 1% ao mês e correção monetária), não há nenhum outro acréscimo ou taxa. E essa é a remuneração do Fundo.
Segundo Fornícola, na imensa maioria dos casos, consegue-se resolver amigavelmente — o percentual é acima de 80%.
"Se for necessário propor eventual ação judicial, o processo será conduzido pelos advogados contratados pelo Fundo. Mesmo neste aspecto, tivemos o cuidado de garantir que a forma de trabalho e condução das cobranças sejam da maneira que o condomínio está habituado, de forma humanizada e com foco na solução do problema.”
O diretor da Habitacional também frisa que a Inadimplência Zero Receita Garantida não é uma operação de “venda de receita” porque, mesmo firmando um contrato de 12 meses, ela só é acionada quando há condôminos inadimplentes, e apenas para tais unidades. Por isso, o serviço não incorre em nenhum custo adicional ao condomínio.
“Nos condomínios que já aderiram ao produto, o resultado é fantástico. Temos casos de síndicos que contavam com uma taxa de inadimplência recorrente de mais de 10%, e ainda com um acumulado equivalente a mais de uma arrecadação, e hoje em dia estão, literalmente, com a Inadimplência Zero Receita Garantida. Ou seja, o condomínio recebe 100% do previsto e aprovado, sem se preocupar com os devedores”, afirma Fernando Fornícola.
- Saiba mais sobre como acabar com a inadimplência no seu condomínio.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.