O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Incêndio no Copan

SP: Maior residencial da América Latina é evacuado às pressas

sexta-feira, 4 de outubro de 2024
WhatsApp
LinkedIn

[Atualização] Síndico do Copan acredita que 'alguma reforma' pode ter iniciado incêndio

Síndico do Copan, Affonso Celso, de 83 anos, disse acreditar que alguma reforma no prédio pode ter iniciado o incêndio que atingiu o edifício nesta quinta-feira (3). Até o momento, não há conclusões oficiais sobre como e por que o fogo começou.

O que aconteceu

  • "O que aconteceu aqui foi que alguma reforma trouxe fogo para a junta de dilatação", avaliou o síndico. "Essa junta é revestida com papelão. E, lógico, isso entrou em combustão. [Mas] não tem risco nenhum", acrescentou.
  • Corpo de Bombeiros confirmou que incêndio ocorreu nas juntas de dilatação do edifício. Informações iniciais indicavam que o fogo teria começado em um apartamento. "Pegou fogo na junta de dilatação entre os blocos D e E", disse o empresário Ocimar Santos, de 53 anos, que mora no Copan. Conforme a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), junta de dilatação é "uma divisão entre duas peças de uma estrutura e serve para que ambas movimentem-se sem que tenham contato".
  • Edifício está regular e tem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dentro da validade. O Copan também conta com própria brigada de incêndio, que começou o combate das chamas logo após o início do fogo, informou ao UOL o coronel Alvaro Camilo, subprefeito da Sé.
  • Moradores relataram momento de pânico. Edir Sabino, fotógrafo e empresário, de 68 anos, foi um dos primeiros moradores do Copan, inaugurado oficialmente em 1966. Ele se mudou com os pais e chegou ao local quando ainda criança. Ele estava em seu escritório, localizado em outro prédio em frente ao Copan, quando começou a sentir um cheiro forte.
  • Sabino conta que, no momento de desespero, se recordou do incêndio no Joel, com gente saltando lá de cima... "Eu estava esperando ver coisa desse tipo. Ainda bem que não [aconteceu]. [O Copan] faz parte da minha história. É uma angústia. É assustador."
  • Porteiro pediu calma aos moradores. Giovanni Bright, mágico de 43 anos, disse ao UOL que estava em casa quando o fogo começou e que recebeu a ligação do porteiro do prédio pedindo calma e que, por precaução, todos descessem imediatamente.
  • Eu estava em casa [quando o fogo começou]. Eu só escutei o barulho de alarme, sirene. Um amigo me ligou. No mesmo momento, o interfone tocou. Eu fiquei assustado. O porteiro pediu para não ficar assustado, mas, por precaução, recomendo.

O Copan

  • Com cerca de 115 metros de altura, tem 38 pavimentos, dos quais 32 reúnem mais de 1.000 apartamentos. Há, ainda, restaurantes, lojas e escritórios. O Copan é um dos maiores símbolos de São Paulo. As informações são do Estadão Conteúdo.
  • Projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício está em processo de restauro na fachada frontal. Há cerca de uma década, uma tela recobre o prédio para a proteção de transeuntes.
  • O Copan começou a ser construído em 1952, quando Niemeyer já era um arquiteto renomado. O nome é uma sigla para Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, cuja proposta inicial incluía um hotel. O prédio começou a ser habitado em 1966, mas a obra foi totalmente concluída somente seis anos depois.
  • Ao longo dos anos 2000, teve problemas. Entre eles, de manutenção da fachada, como infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização, desprendimento de concreto e até exposição da armadura, o que foi constatado em laudos e até denunciado a órgãos de patrimônio.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/03/sindico-do-copan-acredita-que-alguma-reforma-pode-ter-iniciado-incendio.htm

[03/10/2024] Incêndio no Copan, no centro de SP, é controlado, diz Corpo de Bombeiros

O incêndio que atingiu o Edifício Copan, na tarde desta quinta-feira (3), foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. O prédio histórico fica localizado no centro de São Paulo.

O que aconteceu

  • Inicialmente, nove viaturas e 20 bombeiros foram deslocadas para atuar na ocorrência. O prédio fica localizado na Avenida Ipiranga, número 200.
  • Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou feridos. Segundo a porta-voz dos Bombeiros, Olívia Perrone, ao Brasil Urgente (TV Bandeirantes), o fogo já está controlado.
  • Informações iniciais apontam que o fogo teria começado em um apartamento. A residência fica localizada entre dois blocos do edifício, segundo morador ao UOL. "Pegou fogo na junta de dilatação entre os blocos D e E", disse o empresário Ocimar Santos, de 53 anos, que mora no Copan. Até o momento, não há informações oficiais do Corpo de Bombeiros sobre o local exato do início do incêndio.
  • Todas as pessoas que estavam no edifício foram evacuadas com o auxílio das medidas de proteção contra incêndio do próprio edifício. A corporação também trabalha para que os evacuados fiquem em um local de segurança e não retornem ao local até o fim dos trabalhos.
  • Populares divulgaram vídeos da ocorrência nas redes sociais. Um dos registros mostra muita fumaça saindo do edifício.
  • A Polícia Militar está prestando apoio e ajuda no isolamento da área enquanto os bombeiros trabalham no local. Curiosos também se reúnem nas vias próximas para ver a ocorrência.
  • Uma moradora do 24º andar estava fora de casa e ficou desesperada ao chegar e visualizar a fumaça no edifício. "Meu Deus, como que aconteceu isso?", disse a mulher, identificada como Fátima.
  • Humorista disse que incêndio atingiu o bloco onde ele mora. Paulo Vieira escreveu no Bluesky que o fogo começou cinco andares abaixo do apartamento dele. "Está tudo bem. Estou no Rio. Minha família já desceu [do apartamento] e todos estão bem", comentou.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/03/incendio-copan-ocorrencia-outubro-2024.htm

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet