Combate ao fogo em Rola Moça é interrompido
Os trabalhos para combater o incêndio que atinge a Serra do Rola Moça, entre Brumadinho e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram interrompidos nesta segunda-feira, por volta das 18h por causa da dificuldade de ação durante a noite. Cento e quinze bombeiros, brigadistas e voluntários atuam na região.
O incêndio começou na última sexta-feira e, de acordo com os bombeiros, o local é de difícil acesso. Eles vão retomar os trabalhos na terça-feira
O parque tem cerca de 4 mil hectares. De acordo com o biólogo e gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Marcos Vinicius de Freitas, disse que quase 90% da vegetação da área de preservação foi queimada.
O condomínio residencial "Retiro das Pedras" e o Condomínio "Casa Branca" também foram atingidos pelas chamas. De acordo com o biólogo, ainda não é possível saber as causas do incêndio. Ele informou que o fogo começou na BR-040, se espalhou pelo Retiro das Pedras e atingiu a área do parque. Freitas afirmou que a causa é direta ou indiretamente humana.
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma área de preservação localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e possui 3.941,09 hectares. A área está situada em uma zona de transição de cerrado para mata atlântica, rico nos tipos de formação vegetais chamadas de campos ferruginosos e de altitude.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as unidades de conservação são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. O parque abriga ainda seis mananciais responsáveis pelo abastecimento de parte da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com
Matérias recomendadas