O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Shopping 25 Brás

SP: Bombeiros tentam controlar incêndio em prédio comercial

quinta-feira, 31 de outubro de 2024
WhatsApp
LinkedIn
SP: Bombeiros tentam controlar incêndio em prédio comercial
AVCB do centro comercial está vencido desde agosto, afirma Bombeiros
Reprodução/ Carla Carniel/ Reuters

[Atualização - 31/10/2024] Sistema de combate a incêndio do Shopping 25 Brás não funcionou, dizem bombeiros

Prédio no Brás tinha sprinklers inoperantes, o que contribuiu para que fogo se alastrasse, afirma capitão

O Shopping 25 Brás, que pegou fogo no final da madrugada dessa quarta-feira (30), no Brás, região central de São Paulo, tinha sistema de sprinkler, que libera água automaticamente a partir de uma espécie de chuveiro em princípios de incêndio. Porém, esse sistema não funcionou, segundo o Corpo de Bombeiros, o que contribuiu para que o incêndio tomasse grandes proporções.

"Nesta edificação a gente tinha sprinklers, que são aqueles chuveiros automáticos. O sprinkler tem a função de controlar um princípio de incêndio, então, se os sprinklers estivessem atuando nessa edificação, muito provavelmente, o incêndio teria ficado restrito à loja, ao box em que iniciou, quando no máximo, nas laterais", afirmou na manhã desta quinta-feira (31) o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Ele explicou que mesmo com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) vencido desde o mês de agosto, se o sistema de combate estivesse operando a situação teria sido diferente.

"Então, tão importante quanto ter o AVCB, que é esse documento que atesta que a edificação possui as medidas de segurança contra incêndio previstas em lei, é necessário também que essas medidas estejam atuando, que elas sejam funcionais. Mesmo com o AVCB vencido, se esse sprinkler tivesse sido fiscalizado, tivesse sido vistoriado, estivesse atuando, a gente não estaria vivendo essa situação desse incêndio", destacou o capitão.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros também afirmou que o proprietário do prédio e o usuário são os responsáveis por acionar os bombeiros e solicitar a emissão do AVCB.

O incêndio entrou em fase de rescaldo desde a noite, por volta das 22h. Nessa fase, os agentes atuam em focos remanescentes que podem reacender as chamas. A corporação continua no local com dez viaturas e 23 agentes.

Em nota, o Shopping 25 Brás afirmou que "mantinha todos os seus equipamentos de segurança e de combate a incêndio em pleno funcionamento" e que "mantém brigada de bombeiros civis atuantes no empreendimento durante todo seu funcionamento".

Ruas bloqueadas

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que continuam os bloqueios nos seguintes cruzamentos:

  • rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro
  • rua Júlio Ribeiro com a rua Muller
  • rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade
  • av. do Estado com a rua São Caetano.

O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela av. Celso Garcia. A companhia recomenda ao motorista que evite a região.

Como foi o incêndio

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 6h30 para conter o fogo na altura do número 300 da rua Barão de Ladário, no Brás. As chamas se alastraram rapidamente no local, e o teto do shopping desabou por volta das 8h.

De acordo com o capitão Maycon Cristo, porta-voz dos bombeiros, o incêndio no prédio —que tem uma área de 18 mil metros quadrados— foi controlado às 12h50. As causas ainda são desconhecidas e serão apuradas.

A Defesa Civil municipal, contudo, afirmou que o fogo começou no segundo pavimento, com foco maior no primeiro andar.

Ao menos 200 pequenas lojas foram danificadas, segundo estimativa do órgão. De acordo com os bombeiros, algumas unidades conseguiram salvar mercadorias porque fecharam rapidamente, após o início do incêndio.


Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/sistema-de-combate-a-incendio-do-shopping-25-bras-nao-funcionou-dizem-bombeiros.shtml

[Atualização] Após incêndio no Shopping 25 Brás, moradores de prédio vizinho estão fora de casa

Chamas destruíram centro comercial em SP; 'Ficamos muito assustados, saiu todo mundo correndo', diz zelador

Os moradores de um prédio vizinho ao Shopping 25 Brás, que pegou fogo no final da madrugada desta quarta-feira (30), na região central de São Paulo, ficaram assustados quando o incêndio começou. Eles estão fora de casa, sem saber quando poderão retornar.

"O fogo e a confusão começaram às 6h. Ficamos muito assustados. Saiu todo mundo correndo", disse Luciano Ferreira da Silva, 46, zelador do prédio de oito andares que tem uma das paredes encostada ao shopping.

Silva conta que, assim que o fogo começou, conseguiu avisar os moradores em um grupo de comunicação do prédio. "Todo mundo saiu imediatamente. Esvaziamos o prédio. Saímos todos com a roupa do corpo."

"Quem vive nessa região sabe que a gente está sujeito a se deparar com esse tipo de situação. Já ocorreram vários incêndios aqui, então a gente já vive meio que atento a isso", continuou.

O zelador contou que os moradores ficaram nas ruas do entorno acompanhando os trabalhos dos bombeiros e também da imprensa. Agora, estão na expectativa de que a situação se resolva para que possam voltar para suas casas.

"Um rapaz da Defesa Civil esteve conversando comigo aqui. Não chegou a me falar se vão liberar a nossa entrada no prédio hoje. Porém, pegou meu contato e falou que, assim que se estabelecer a situação, eles me chamam para que a gente possa entrar no prédio, abrir a porta de cada apartamento para que eles possam averiguar e ver se ocorreu algum dano no prédio ou não. Até o momento, não temos a certeza de que vamos poder voltar ao prédio hoje", finalizou.

Após seis horas de fogo, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas que consumiam o Shopping 25 Brás.

Segundo o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o incêndio no prédio —que tem uma área de 18 mil metros quadrados— foi controlado por volta das 12h50. A corporação foi chamada às 6h30, mas as chamas se alastraram rapidamente e o teto desabou por volta das 8h.

"Está controlado o incêndio. Isso significa que não há mais risco de o fogo se propagar para os prédios vizinhos, mas ainda há muito fogo e muito material para queimar dentro do prédio", afirmou o porta-voz.


Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/apos-incendio-moradores-de-predio-vizinho-ao-shopping-25-bras-ainda-estao-fora-de-casa.shtml

[30/10/2024] Incêndio atinge o Shopping 25 Brás, no centro de SP; é o segundo nesta semana

Fogo é combatido em prédio comercial na rua Barão de Ladário; três pessoas precisaram de atendimento por inalar fumaça

O Corpo de Bombeiros tenta apagar um incêndio de grandes proporções no Shopping 25 Brás, na altura do número 300 da rua Barão de Ladário, no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).

Os bombeiros atuam no local com 22 viaturas e 65 agentes. Uma grande coluna de fumaça densa e escura cobre a região e pode ser vista de diversos bairros de São Paulo. Segundo a prefeitura, três pessoas precisaram de atendimento por inalarem fumaça e estão estáveis.

Muitos consumidores circulavam pelo bairro quando o fogo começou, por volta das 6h40 —horário de grande movimento de clientes de diversas regiões do país, que vêm comprar roupas para revenda.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão apuradas após o controle das chamas.

Várias pessoas que trabalham no entorno já estavam pelo local e, de acordo com os bombeiros, esses trabalhadores conseguiram deixar a região antes que o fogo se alastrasse.

Parte do telhado do shopping colapsou por volta das 8h e o fogo toma conta de todo o prédio, segundo os Bombeiros.

As autoridades determinaram o fechamento das lojas ao redor da área do incêndio. Comerciantes fecharam as portas e tentam retirar o máximo possível de seus materiais que estão no estoque.

Segundo a Prefeitura, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e é válido até 2027.

Já o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) está vencido, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Os Bombeiros trabalham para confinar as chamas para evitar que o fogo atinja edificações próximas. Agentes da Defesa Civil da prefeitura acompanham a operação.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que há pontos de bloqueios nos cruzamentos da rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro, na rua Júlio Ribeiro com a rua Muller, rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e av. do Estado com a rua São Caetano. O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela av. Celso Garcia. A CET recomenda que os motoristas evitem a região.

Sete linhas de ônibus que passam pela região também foram desviadas, de acordo com a SPTrans.

A Enel afirmou que equipes foram enviadas ao local do incêndio. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.

É o segundo incêndio esta semana no bairro, onde fica uma das principais regiões comerciais de São Paulo.

No domingo (27), um incêndio atingiu um prédio comercial no Brás. O fogo se concentrou no último pavimento de um edifício, que correu risco de desabamento.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/incendio-atinge-shopping-no-bras-sp-e-o-segundo-nesta-semana.shtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet