Incêndio x Energia
Incêndio interrompe fornecimento de luz em condomínio no RJ há 5 dias
Incêndio interrompe fornecimento de luz em condomínio em Búzios, RJ, e moradores aguardam reparos há 5 dias
Incêndio em padrão de energia foi na madrugada de quarta (6) e moradores estão desde então sem luz. Concessionária foi acionada, mas afirma que reparo da estrutura deve ser feito pelo cliente
Um incêndio no quadro de energia de um condomínio em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, tem gerado transtornos aos moradores do local. De acordo com os condôminos, eles foram surpreendidos pelo fogo na madrugada da última quarta-feira (6), pediram uma ligação emergencial de energia para a Enel ainda na quarta, mas permanecem há cinco dias sem luz.
O condomínio abriga 28 famílias e as chamas se alastraram pelos relógios de todos os imóveis. (assista aqui)
De acordo com o síndico do condomínio, Paulo Freitas, várias equipes da concessionária chegaram a ir até o local, mas nada foi feito.
"A primeira equipe disse que teríamos que fazer um quadro simples com disjuntores ligados para poder fazer a ligação de emergência. Então, compramos todo equipamento e fizemos um quadro com divisores e embaixo os disjuntores, todo os cabos com conexão direta. No dia 9 veio aqui uma equipe, que já estava ligando, quando recebeu uma ligação e interrompeu o serviço", contou Paulo.
Nesta segunda-feira (11), segundo o síndico, a concessionária informou que o serviço só poderá ser realizado quando toda a estrutura incendiada for reconstruída.
"A Ouvidoria da Enel, que nós tínhamos feito a reclamação, nos informou hoje (segunda-feira) que não vão fazer a ligação de emergência enquanto não construirmos tudo. E aí, se demorar um mês, será um mês sem luz. É um serviço essencial que nos foi negado", reclamou Paulo.
"Não sei quanto tempo vamos levar para construir isso tudo de novo e estamos todos sem luz, sem água. Temos famílias com crianças, idosos. Alguns estão procurando casa de parentes e amigos porque não tem condições de ficar aqui sem qualquer tipo de estrutura", acrescentou o síndico.
Deborah Cornelio é uma das moradoras do condomínio e trabalha no regime de home office. Sem energia elétrica, Deborah foi para uma pousada da cidade neste domingo (10) para conseguir a estrutura necessária para trabalhar.
"Precisei procurar uma pousada em pleno feriado para ter acesso à luz, água, e uma estrutura mínima improvisada para eu poder trabalhar. Eu trabalho com prazos, e consegui, com a ajuda dos proprietários da pousada, uma mesa improvisada para que eu possa trabalhar", afirmou Deborah.
Em nota, a Enel Distribuição Rio confirmou que foi acionada na quarta-feira (6) sobre a ocorrência. Questionada sobre o serviço, a Enel afirmou que uma equipe esteve no local e verificou que o incêndio "não foi causado por curto circuito na rede elétrica".
Ainda segundo a empresa, "o padrão, estrutura que abriga os relógios e foi danificado, precisa ser refeito e este reparo é de responsabilidade do cliente. Quando o reparo for concluído, o condomínio deve entrar em contato para solicitar as novas ligações. O prazo para a realização do serviço é de 24h, após essa solicitação. Essas orientações foram passadas para o cliente na ocasião do atendimento", finalizou.
https://g1.globo.com/