O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Infestação de barbeiros

Moradores de condomínio em Salvador estão preocupados

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Infestação de barbeiros em condomínio de Salvador preocupa moradores: 'Estamos de janelas fechadas'

Moradores de um condomínio em Jardim Esperança contam que, em três meses, acharam cerca de 20 barbeiros. Bióloga diz que, em caso de aparecimento do inseto, CCZ deve ser acionado

Moradores de um condomínio no bairro Jardim Esperança, em Salvador, relatam que o local está infestado de barbeiros. Os primeiros apareceram há seis meses e, de janeiro a março deste ano, os moradores encontraram pelo menos 20 insetos.

O que mais preocupa os moradores é que que o barbeiro esteja infectado e transmita Trypanosoma cruzi, protozoário encontrado nas fezes do inseto e um dos responsáveis pela Doença de Chagas. A doença causa inchaço, febre e, se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca.

A infestação do barbeiro mudou a rotina das 124 famílias que moram no local, como é o caso da enfermeira Cláudia Cerqueira.

"Estamos de janelas fechadas. A procura pela instalação de telas cresceu bastante aqui no condomínio. Só podemos ficar com a janelas abertas se tiver alguém no recinto", revela.

Cláudia conta que um dos barbeiros estava infectado e, por isso, a família dela já está com exame marcado.

"Já recebi através da Secretaria de Saúde a requisição para fazer o exame", conta.

Com medo dos barbeiros, os adultos estão segurando filhos em casa e evitando que as crianças brinquem no parquinho do local.

"A preocupação nem é tanto com a mordida do barbeiro, é com as fezes dele. Elas que causam a doença", disse a aposentada Cremilda Ribeiro.

O instalador de telas Renivaldo Freitas conta que, nos últimos dois meses, o crescimento na instalação desses equipamentos foi de 80% na região.

"Cresceu muito nos bairros de Nova Brasília, Jardim Esperança, além dos condomínios na região da Avenida Paralela", conta Renivaldo.

O síndico do condomínio, Jacson dos Santos, também falou sobre a infestação dos insetos. "A gente entende que mora em uma área de mata e talvez, pelo desmatamento, esteja acontecendo isso, mas precisamos descobrir onde é o foco", disse.

Bióloga explica

A bióloga Lucrécia Lopes, que atua no centro de zoonoses de Salvador, explica que já foi expedido o certificado de eliminação do barbeiro na Bahia.

"A principal espécie transmissora da Doença de Chagas é o triatoma infestans, que está no processo de eliminação. Ele é encontrado em áreas rurais, onde houve desmatamento e, com as construções inadequadas, eles se instalaram. Hoje em dia, quase todos os municípios da Bahia estão sem essa espécie", explica.

Sobre os insetos achados em Salvador, Lucrécia explica que eles são de uma espécie silvestre, encontrada em mata nativa.

"Eles sugam o sangue de pequenos mamíferos de região de mata. O que está acontecendo em Salvador é que, com a devastação da mata nativa, as principais fontes de alimentos desses insetos foram afastadas e, com a aproximação do ser humano, eles podem entrar nas residências. Ele não tem capacidade para voar, geralmente eles são levados pelo vento ou atraídos pela luz", conta.

Em 2019 foram realizadas 309 capturas e barbeiros em Salvador, enquanto neste ano ocorreram 58 capturas na capital baiana.

A bióloga alerta que a pessoa que encontrar um barbeiro em casa deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do telefone 156, e fazer a solicitação para deslocamento da equipe. Se for verificado que é barbeiro, a equipe faz varredura no imóvel.

Fonte: https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet