Infestação de escorpiões
Moradores de condomínio em São Carlos estão assustados
Infestação de escorpiões em condomínio de São Carlos preocupa: 'medo de ficar em casa'
Prefeitura diz não ter denúncia no Centro de Zoonoses sobre presença dos animais peçonhentos
Os moradores de um condomínio no bairro Botafogo, em São Carlos (SP), estão preocupados com a infestação de escorpiões. 30 acidentes com escorpiões foram registrados neste ano no município, segundo a prefeitura.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, não há denúncia no Centro de Zoonoses sobre escorpiões no bairro.
A administração pública informou que os moradores devem ligar no Centro de Zoonoses por meio dos números (16) 3307-7405 ou 3307-7282 para solicitar uma equipe para verificar a situação e orientar os moradores.
Medo
A operadora de caixa Alessandra Gonçalves Giasante encontrou vários escorpiões dentro da casa onde mora e disse que antes de entrar no local olha canto por canto.
"Matei oito, dois na segunda, matei mais um na terça e na quinta matei mais acho que cinco. Vou me mudar porque não tem condições, você não consegue dormir em uma casa que tem escorpiões. Estou com medo de ficar em casa e ser picada", disse a operadora de caixa.
A operadora de caixa registra por meio de fotos a quantidade de escorpiões que encontra dentro do apartamento. Ela encontrou no teto, na parede, no tapete e até mesmo no banheiro.
Durante a reportagem realizada pela EPTV, afiliada da TV Globo, um escorpião pequeno foi encontrado no local. "Pequeno, mas dá medo que ele possa vir picar a gente, não dá para confiar", disse Alessandra.
Esgoto
A cuidadora de idosos Stefânia Souza tem criança pequena em casa e também está com medo da situação. Ela explicou que redobrou a atenção até para andar nas áreas comuns do prédio.
"Já achei na escada quatro escorpiões, um na entrada e outros na escada no segundo andar, terceiro e quarto, durante o dia e a noite", disse Stefânia.
De acordo com a cuidadora de idosos, o problema não é falta de higiene nos apartamentos e nem no prédio, mas sim um rio no fundo do imóvel onde é despejado esgoto e que atrai baratas e, consequentemente, escorpiões.
"Um rio aqui no fundo que passa e joga água de esgoto e pluvial sem tratamento aí acha bastante. Não é nem questão de limpeza dos apartamentos dos prédios, é mais questão de estar próximo desse rio. Tinha que ser resolvido, achar uma solução", afirmou a cuidadora de idosos.
Fonte: https://g1.globo.com/