O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mercado

Aluguel de imóveis

Índice de inflação tem menor variação dos últimos oito anos

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

“Inflação do aluguel” deve fechar o ano no menor valor desde 2014

O IGP-M, índice de inflação que corrige contratos de alugueis, recuou 0,56% em novembro e deve fechar o ano no menor nível desde 2014

O Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) caminha para encerrar 2022 com a menor variação dos últimos oito anos. O indicador, conhecido por ser a “inflação do aluguel”, acumulou alta de 4,98% até novembro.

A última vez em que o IGP-M ficou abaixo de 5% foi em 2014, quando encerrou o ano em 3,69%. Considerando os resultados mais recentes, o indicador está ligeiramente abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem alta de 5,3% no ano.

Enquanto o IGP-M reflete a inflação do “varejo”, uma vez que é composto por índices de preços ao produtor, o IPCA acompanha mais de perto os custos de produtos e serviços ao consumidor.

O IGP-M é utilizado na correção de contratos de locação e na correção do saldo devedor de imóveis comprados na planta, apesar de não ser um reflexo direto do custo de vida dos brasileiros.

Em maio passado, o índice alcançou uma variação de 37%, em razão da disparada do dólar e de produtos básicos, como combustíveis e grãos. Na época, muitos inquilinos foram obrigados a deixar seus imóveis, e proprietários de imóveis na planta distrataram seus bens, por não conseguir arcar com os elevados reajustes.

Vale a pena trocar o IGP-M pelo IPCA?

Diante da disparada do IGP-M, imobiliárias e plataformas de locação, como o QuintoAndar, disponibilizaram a opção de os contratos de locação serem corrigidos pelo IPCA. Para acontecer, a mudança do indexador deveria ser aprovada pelo proprietário e pelo inquilino.

De acordo com a plataforma, que é a maior de locação e venda do mercado brasileiro, mais de um terço dos locatários decidiu trocar o IGP-M pelo IPCA desde 2020.

Embora os índices de inflação acumulem variações parecidas, o IGP-M registrou deflação nos últimos quatro meses, o que representou um recuo de 3% desde julho.

Enquanto isso, o IPCA teve uma janela menor de resultados negativos. A inflação ao consumidor ficou no vermelho entre julho e setembro, mas voltou a subir em outubro. A variação acumulada no período foi de 0,75%. Isso significa que, ao menos nos últimos meses, a troca do IGP-M pelo IPCA não foi tão vantajosa para quem é inquilino.

https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/inflacao-do-aluguel-deve-fechar-o-ano-no-menor-valor-desde-2014

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet