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Coluna: De Olho no Mercado

Empresa de síndico profissional garante economia e customização na gestão condominial

Informma Síndicos garante escalabilidade para a gestão condominial usando metodologia baseada em dados, inovação e comunicação para encantar moradores

29/05/24 09:22 - Atualizado há 5 meses
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Foto de prédios verticais ao fundo, e em primeiro plano, ícones que remetem à tecnologia, finanças e gestão empresarial
Tecnologia e transparência são o lema da Informma Síndicos na gestão de seus condomínios
iStock

Mais que uma série de obrigações nas esferas civil e criminal, a gestão condominial está intrinsecamente ligada à percepção dos moradores. Assim, quando o síndico assume um condomínio é de extrema importância que esteja atento às expectativas deles, de modo que seu plano de ação seja o mais satisfatório possível.

Com a maior infraestruturas do nicho no país, a Informma Síndicos está implementando uma metodologia de gestão disruptiva em mais de 400 condomínios de 13 estados diferentes, que se baseia em dados, tecnologia e transparência para encantar condôminos e promover a valorização patrimonial.

"Um dos principais motivos pelos quais somos procurados hoje é a necessidade de uma comunicação eficiente que demonstre transparência", explica Maicon Guedes, CEO da empresa. "Essa é uma falha cometida com frequência no mercado, a qual combatemos com um back office completo para garantir foco total no atendimento para os mais de 80 síndicos profissionais que compõem a nossa equipe".

Profissionais que são referência do setor compõem diretorias da empresa voltadas aos mais variados aspectos da gestão condominial, como: planejamento financeiro, comunicação, segurança, jurídico e manutenção. Deste modo, os Síndicos Operacionais (gestores) encontram respostas ágeis, com segurança jurídica e econômica para lidar com desafios do dia a dia e podem se dedicar a um atendimento mais humano, olho no olho com moradores e equipes de condomínios.

"Estamos sempre revisitando nossos departamentos para manter essa curva de aprendizado e antecipação de problemas. Agora mesmo, estamos reestruturando o de comunicação para ter mais assertividade e criando uma diretoria de tecnologia para ampliar o uso da Inteligência Artificial, impactando diretamente nas quase 100 mil pessoas que trabalham, moram ou investem em unidades geridas pela Informma", reforça Guedes.

Ainda são oferecidos serviços de consultoria para síndicos moradores em todas essas áreas.

Suporte em Back Office para síndicos garante escalabilidade do negócio

Para se expandir em território nacional, a Informma Síndicos criou um modelo de operação replicável, mantendo sua equipe técnica centralizada na matriz para dar o suporte necessário aos síndicos de forma remota em todo o país. Graças a isso, os custos operacionais são reduzidos, uma vez que não é preciso manter toda uma infraestrutura local, repetida, para administrar os condomínios.

Enquanto isso, um sócio-operador regional é designado para liderar os gestores de cada estado, calibrando os procedimentos conforme a cultura local e as particularidades de cada cliente. De acordo com Guedes, esse foi o grande segredo para alcançar escalabilidade ao longo dos anos, de modo que atualmente a ampliação de carteira ocorre de forma orgânica e também pela busca de concorrentes que desejam passar a atuar com a bandeira e back office da Informma Síndicos, reduzindo seus custos e ampliando possibilidades de crescimento sustentável. A empresa se tornou líder em vários estados aliando sua tecnologia e know-how a experientes Síndicos locais.

“intelbras”

Internamente, a equipe também conta com a Universidade Informma, uma plataforma própria de qualificação tanto na parte operacional da gestão condominial quanto nas soft skills necessárias para assegurar uma melhor experiência ao morador durante os atendimentos. Assim, é garantida constante atualização e desenvolvimento da equipe com cursos de referências internas e profissionais renomados no mercado que são contratados para cursos internos.

Comunicação como chave para uma gestão condominial bem sucedida

"Por mais que exista um suporte nacional ao time, a Informma tem uma política de presença constante nos condomínios que varia conforme o tamanho do empreendimento. Condomínios-clube, por exemplo, chegam a receber cinco visitas semanais para dar vazão ao atendimento, com destaque para o check-in e visitas agendadas", detalha Guedes.

Um dos projetos de grande destaque desenvolvidos nesse sentido é o Papo Informmal. Tratam-se de confraternizações promovidas nos condomínios, muitas vezes acompanhadas de coffee breaks, de um churrasco ou de um "queijos e vinhos". O intuito é que os moradores apresentem suas demandas de forma mais descontraída, já que não há a pressão natural das assembleias, que exigem um voto ou tempo limitado de fala.

Além disso, eles podem acompanhar o andamento de seus pedidos pelo aplicativo da Informma Síndicos, o que garante que não fiquem sem uma resposta, ainda que seja negativa por questões legais ou financeiras. Nesse caso, é sempre indicado o motivo da decisão.

KPIs: métricas direcionam estratégias dentro dos condomínios

Muito se fala sobre a importância de aplicar pesquisas e enquetes no condomínios, mas o que garante a eficiência desse levantamento de dados é a forma como eles são organizados e avaliados para direcionar as estratégias da gestão condominial.

Na Informma Síndicos, as pesquisas de satisfação e intenção são anônimas e relacionadas a todas as áreas e funcionalidades do condomínio, também à gestão do síndico e da administradora. As informações coletadas alimentam sistemas que geram métricas automaticamente para identificação de pontos de melhoria, posteriormente elencados por ordem de prioridade em planilhas de urgência e tendência.

Para prolongar a vida útil da infraestrutura condominial, há também um trabalho conjunto entre equipe de manutenção, funcionários terceirizados e o gestor da Informma, fazendo uso de checklists e mapeamentos. Com base nisso, contratos são renegociados pelo síndico para alcançar o melhor custo-benefício.

"Por estarmos presentes em tantas localidades, conseguimos fazer comparativos dentro de micro e macrorregiões, além de análises nacionais para saber se aquele condomínio está performando acima da média, que é a nossa meta", conclui o CEO Maicon Guedes.

A qualidade e agilidade no atendimento permitiram que a Informma alcançasse índices de reeleições superiores a 93% e na maioria dos casos com votação unânime pelos condôminos, algo que chamou a atenção de muitos outras empresas de síndicos que buscam nela um aliado no crescimento sustentável e seguro.

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