O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

José Celso Martinez morre após incêndio em apartamento

Laudo aponta que aquecedor pode ter provocado o incidente

sexta-feira, 7 de julho de 2023
WhatsApp
LinkedIn
Laudo aponta que aquecedor pode ter provocado o incidente

[Atualização - 07/07/2023] Morte de Zé Celso: veja como ficou apartamento após incêndio

Laudo aponta como “viável” hipótese de que fogo no apartamento de Zé Celso tenha sido causado por contato entre aquecedor e materiais

O laudo do Instituto de Criminalística sobre o incêndio que atingiu o apartamento do dramaturgo Zé Celso aponta que as chamas podem ter sido causadas pelo aquecedor em contato com tecido, madeira ou espuma.

“Não foi possível precisar a causa do evento, porém a análise dos elementos técnicos-materiais coligidos no local leva o relator a admitir como viável a possibilidade de o incêndio ter iniciado em virtude do contato entre um corpo de capacidade ígnea (aquecedor, etc.) com materiais de fácil combustão que ali existiam (tecido, espuma, madeira, etc.)”, diz o laudo.

O documento foi apresentado na última quarta-feira (5) ao delegado Mauricio Del Trono Groshe, do 36º Distrito Policial da Vila Mariana, que investiga o incêndio.

A polícia aguarda resposta oficial do Corpo de Bombeiros sobre a situação do edifício em relação aos documentos necessários. Já que o imóvel e apartamentos vizinhos estão interditados pela Defesa Civil

Morte de Zé Celso

O dramaturgo Zé Celso morreu nessa quinta após passar dois dias internado. Ele teve cerca de 53% do corpo queimado no incêndio.

A previsão é de que o corpo do artista seja cremado por volta das 11h. Durante a madrugada, familiares, amigos e fãs prestaram homenagens a Zé Celso no Teatro Oficina, onde foi realizado o velório.

“zecelso”

Marido fala do incêndio

O ator Marcelo Drummond, 60 anos, viúvo de Zé Celso Martinez contou como aconteceu o incêndio. “Eu acordei com um estrondo. Abri a porta do meu quarto e estava tudo escuro. Eu não sabia se era madrugada ou se já tinha amanhecido”, disse.

Em seguida, ele disse que correu até a cozinha para desligar algum fogo, “achando que alguém tivesse deixado alguma panela ligada”. “Daí eu comecei a ouvir o Vitor Rosa [outro ator que mora no local] falando ‘Vem meu amor, vem.'”

“Aí eu invadi. Porque são dois apartamentos que a gente mora. E eu invadi o outro apartamento e, quando entrei, o Vitor estava puxando o Zé, que estava com uma mobilidade difícil”, disse.

Marcelo afirma que ajudou a puxar o companheiro e depois chegou a desmaiar por causa da fumaça. Quando acordou, outro vizinho estava ajudando o dramaturgo.

“O Zé falava abre a janela, abre a janela. Eu falei ‘já tá aberta’. Segurei as duas mãos dele e ele botou a perna em cima de mim. Parecia que a gente tinha acabado de trepar”. Aquele foi o último momento dos dois juntos antes que os bombeiros chegassem e fizessem o resgate.

“zecelso”


[05/07/2023] José Celso Martinez é internado após incêndio atingir apartamento em que mora em São Paulo

Segundo os amigos que conversaram com a família, o fogo começou no quarto do diretor de teatro e dramaturgo, que estava dormindo depois de trabalhar a noite toda. A polícia investiga o caso.

O diretor de teatro e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, de 86 anos, está internado em São Paulo. O apartamento dele pegou fogo na manhã desta terça-feira (4).

Segundo os amigos que conversaram com a família, o fogo começou no quarto de Zé Celso, que estava dormindo depois de trabalhar a noite toda.

“Foi dormir pela manhã e ligou o aquecedor. O incêndio começou no quarto do Zé. Na cama do Zé”, diz o ator e amigo Pascoal da Conceição.

Fernando Al Kary, que mora no edifício da frente e gravou as imagens do incêndio, contou que o fogo se alastrou rapidamente. 

“Rapidinho o fogo pegou, foi bem rápido. Mas rapidinho os Bombeiros chegaram, graças a Deus. Muita fumaça”, diz o vizinho.

O apartamento fica no último andar e é conjugado com outro. Nele moram Zé Celso e o marido e os atores Victor Rosa e Ricardo Bitencourt. Os três sofreram queimaduras ao socorrer o dramaturgo, que tem problemas de mobilidade.

Zé Celso tem 86 anos e criou o grupo de teatro Oficina. Censurado e preso pela ditadura em 1974, foi para Portugal, onde dirigiu um documentário sobre a Revolução dos Cravos e a independência de Moçambique.

Voltou para o Brasil quatro anos depois e se dedicou ao teatro que fundou. José Celso se casou há um mês com Marcelo Drummond.

O teatro Oficina divulgou uma nota pública sobre o acidente. E cancelou a programação.

José Celso está internado no Hospital das Clínicas. Ele teve queimaduras em boa parte do corpo. As outras vítimas estão em observação em uma Unidade de Pronto Atendimento por causa da inalação de fumaça e estão fora de perigo. A polícia está investigando se o fogo começou mesmo no aquecedor.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/04/jose-celso-martinez-e-internado-apos-incendio-atingir-apartamento-em-que-mora-em-sao-paulo.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet