O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Lixo em condomínios

É possível suprimir adicional de manusei de lixo por empregado?

segunda-feira, 8 de agosto de 2016
WhatsApp
LinkedIn

Adicional de manuseio de lixo por empregado de condomínio pode ser suprimido?

Nos últimos dias o Departamento Jurídico do Secovi Rio tem recebido consultas sobre a retirada do adicional por manuseio de lixo por empregados dos condomínios. A maioria dos casos tem a ver com o fato de que o funcionário não lida diretamente com o lixo mas recebe o benefício, que corresponde ao valor de 20% sobre piso salarial do servente.

Os gestores querem saber se, nesses casos, é possível suprimir o adicional. De acordo com a convenção coletiva de trabalho, que disciplina o tema (cláusula 18ª), o adicional de manuseio de lixo poderá ser suprimido se o empregado deixar de manusear o lixo ou se houver fornecimento de EPI (equipamento de proteção individual) pelo empregador.

Mas há que se atentar para o seguinte: ainda que o funcionário deixe de manusear o lixo, se não houver o cancelamento do adicional, ou seja, se a pessoa continuar recebendo o valor sem a devida contraprestação, este adicional assumirá a natureza jurídica de gratificação salarial, que, com a habitualidade do pagamento, passa a integrar seu salário, não podendo mais ser retirada.

O adicional de manuseio de lixo é um benefício concedido através de negociação coletiva, sendo sua incidência definida expressamente na convenção coletiva de trabalho firmada entre o sindicato dos empregados de condomínios e o Secovi Rio, de caráter patronal, bem como a hipótese em que o mesmo deixa de ser obrigatório. Para ter acesso às convenções coletivas na íntegra, clique aqui.

 

Fonte: http://www.secovirio.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet