O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Locação por temporada

Câmara Municipal do Rio debate regulamentação na cidade

quarta-feira, 26 de março de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Câmara Municipal do Rio debate regulamentação de aluguéis por temporada na cidade

Está sendo levado em conta a necessidade, ou não, de haver aval do síndico, autorizando se o imóvel poderá ser divulgado na internet

Aconteceu nesta terça-feira, 25, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma audiência pública que tem como objetivo regulamentar os aluguéis de casas e apartamentos por temporada na cidade.

Com muitos indivíduos interessados no tema, além de representantes das plataformas e hotéis, as galerias da Câmara ficaram cheias para o debate.

A possível nova lei poderá impor regras mais rígidas para esse tipo de serviço, como a obrigatoriedade de cadastro junto ao Ministério do Turismo, obtenção de alvarás de funcionamento e licença sanitária para quem está alugando os imóveis.

Outro ponto a ser debatido é a necessidade, ou não, de haver aval do síndico, autorizando se o imóvel pode ser divulgado na internet. Salvino Oliveira, vereador pelo PSD-RJ, explicou que a questão tributária é importante nesse tipo de situação e por isso existe o debate.

"As plataformas precisam compartilhar dados com o município para que a gente consiga planejar a infraestrutura da cidade e até para que os comerciantes consigam se preparar para, por exemplo, grandes eventos. A gente pede que as plataformas que já pagam o imposto, o ISS, que paguem na cidade do Rio de Janeiro. Nada mais justo, já que usam a infraestrutura e o povo, que paguem essa taxa, que eles já pagam, aqui", disse.

Os representantes das modalidades tradicionais entendem que a regulamentação deve proporcionar uma concorrência justa para o setor. Por fim, o vereador Flávio Valle (PSD-RJ) demonstrou preocupação com a burocracia que nova lei pode causar.

"Eu enxergo que precisamos regulamentar as plataformas digitais. Mas não dá para fazer um projeto cheio de burocracia, dizendo onde pode e onde não pode alugar, restringindo o direito de propriedade dos locatários. A gente sabe a importância turística do Rio de Janeiro no contexto nacional e mundial", declarou.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/camara-municipal-do-rio-debate-regulamentacao-de-alugueis-por-temporada-na-cidade,78020da21e5d4d0719c7bdf03d84888bomw0ket5.html

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet