O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Locações Airbnb

Condomínio proibiu locação por menos de 90 dias

terça-feira, 14 de setembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

STJ julga mais um caso envolvendo locações como do Airbnb

Condomínio proibiu locação de imóvel por menos de 90 dias, proprietário recorreu da decisão no STJ

O STJ julga esta semana um caso em que o proprietário de um apartamento recorreu ao tribunal contra a proibição de seu condomínio de restringir a locação dos imóveis a um prazo inferior a 90 dias. O Airbnb é assistente no processo.

Para o condomínio, as locações por meio de plataformas de busca de hospedagem, como o Airbnb, seriam hospedagem remunerada, em caráter de hotelaria, o que desviaria a função residencial do imóvel.

Na argumentação do condomínio, seria ilegítimo e irregular o comportamento do condômino que tenta inserir sua unidade neste tipo de negócio para ganhar dinheiro.

O proprietário pede a anulação da assembleia e defende que a locação por prazo inferior a 90 dias é protegida pelo artigo 48 da Lei 8.245/91, que trata do aluguel por temporada.

A Terceira Turma do STJ, que analisa direito privado, vai julgar o recurso especial na próxima terça-feira (14/9). Em abril deste ano, a Quarta Turma do tribunal decidiu que o condomínio tem direito de proibir a locação.

Caso o parecer da Terceira Turma seja igual, será uma grande derrota para o Airbnb e equivalentes.

https://www.metropoles.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet