Incêndios em prédios
DF: Mais de 1300 ocorrências foram registradas desde o início do ano
Bombeiros do DF apagaram 1.369 incêndios em prédios apenas neste ano
Nesta semana, prédio da OAB nacional pegou fogo, e três pessoas foram levadas a hospitais. Bombeiros dão dicas para evitar chamas em casa
Só neste ano, o Distrito Federal registrou 1.369 incêndios em edificações, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Os militares não discriminam, nas estatísticas, o tipo de edifício — comercial, escolar, residencial, hospitalar etc. — atingido pelo fogo.
Nesta semana, o edifício-sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, foi uma das edificações atingidas por fogo. As chamas e a forte fumaça chamaram a atenção no Setor de Autarquias Sul e mobilizaram dezenas de bombeiros. Três pessoas foram levadas a hospitais – duas por inalarem fumaça e uma com ferimento nos pés.
Havia cinco trabalhadores no prédio no momento do incêndio. Desses, dois estavam no terraço e foram levados de helicóptero ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – unidade da rede pública especializados em vítimas de queimaduras – após inalarem fumaça.
Após o incêndio, a sede foi parcialmente interditada pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
“Durante a vistoria, verificou-se que o incêndio a atingiu principalmente a região de circulação vertical da edificação (caixas de escada, elevadores, ar-condicionado, cabeamentos e equipamentos elétricos). No ato da vistoria, não foi identificada nenhuma patologia estrutural aparente nos andares da edificação”, informou a pasta em nota divulgada no domingo (28/7).
Incêndios em casas
Em casos de incêndios a residências, os bombeiros do Distrito Federal orientam a população a tomar cuidado com velas acesas. Em informes no site da corporação, os militares avisam que cerca de 20% dos incêndios são causados por velas acesas.
A recomendação é sempre manter as velas em castiçais ou em recipientes de vidro, cerâmica ou com água em volta. Também é aconselhável evitar deixar crianças sozinhas com velas acesas.
Outra orientação é deixar o item longe de cortinas, roupas, papéis. Também deve evitar se locomover com elas acesas.
Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/df-teve-1-369-incendios-em-predios-apenas-neste-ano