O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy

Mais segurança

Já no projeto as portarias devem ser pensadas para proteger moradores e funcionários

03/11/15 02:48 - Atualizado há 9 anos
WhatsApp
LinkedIn

* por José Elias de Godoy

Mais uma vez, no mês passado, tivemos um arrastão em um prédio em Moema onde os bandidos entraram pela porta da frente do condomínio no momento da entrega de jornal. O assunto foi veiculado pela imprensa, da seguinte forma:

Bando faz arrastão em condomínio de luxo em Moema - Grupo invadiu prédio na manhã desta terça (22) e levou joias e dinheiro de moradores. Ninguém se feriu.

 - ... O bando roubou joias e dinheiro dos moradores do condomínio. O porteiro do prédio, Dirceu Marin, de 56 anos, foi rendido enquanto os assaltantes faziam um arrastão nos apartamentos. Marin disse que chegou para render um funcionário do plantão da noite por volta das 6 horas. "Fiquei na guarita, vieram entregar jornal e aí entraram quatro caras. Me empurraram com arma na cabeça e anunciaram o assalto", disse. (Fonte: Estadão, 22/09/2015).

Atualmente, percebemos que em vários assaltos, principalmente os arrastões, os ladrões invadem o prédio, pela entrada de pedestres ou mesmo de veículos e se dirigem à portaria a fim de dominá-la e promoverem o controle da situação. Isto por que com a guarita estando “tomada”é possível visualizar toda a movimentação interna e externa do condomínio. Infelizmente somente alguns edifícios residenciais, considerados de alto padrão, são projetados prevendo-se sistemas de segurança adequados.

Um dos principais pontos de vulnerabilidade do condomínio, sem dúvida alguma, e que deve ser muito bem planejado é a Portaria. Este é um dos locais mais importantes de qualquer conjunto residencial. É ali que se fará todo o procedimento de controle de acesso e a triagem das pessoas que desejam acessar as dependências do prédio - além de ser o cartão de visita do condomínio. Para tanto é necessário que se siga algumas regras básicas. Quando da confecção do projeto e execução desse tipo de obra, para que seja construído dentro das regras básicas de segurança, levando-se em conta também a estética de sua arquitetura e a funcionalidade.

Primeiramente, a portaria deverá ser única, que tenha ótimo ângulo de visão de todo entorno e que seja protegida a fim de que o porteiro possa desempenhar sua missão com segurança. Deve ter como obstáculos grades e portões formando uma eclusa entre si, tendo altura mínima de 3 metros, devendo seu sistema de abertura ser eletrônico. Poderá haver algumas outras extensões físicas tais como sensores infravermelho ativos ou cerca eletrificada. Deve ser muito bem iluminada, evitando-se pontos de penumbra à frente do edifício.

A guarita deve ser construída, de preferência de alvenaria e inteiramente blindada, com todos os vidros à prova de balas, portas também blindadas, paredes reforçadas além de possuir passador de encomendas, também blindados, e que evite contato físico entre o entregador e o morador ou mesmo o porteiro. Deve-se ter películas de proteção visual que dificulte a visão do seu interior no horário diurno ou noturno.

O porteiro precisa ser preservado e, para isto, é necessário que a portaria possua um banheiro exclusivo para os funcionários. Os seus principais equipamentos de comunicação devem ser o interfone, o telefone e o rádio HT devendo ser complementado, como back up de comunicação, por aparelhos celulares ou rádios digitalizados. 

Nas guaritas deve-se ter também botões de acionamento eletrônico dos portões, o monitor de CFTV, um botão de pânico e o teclado do sistema de alarme. O ideal é que a guarita tenha uma câmera de CFTV instalada em seu interior, a vídeo vigilância, e que esta seja monitorada externamente, isto para controlar o movimento interno e ser utilizada em situações de emergência ou invasão. 

Para melhor controle de entrada é interessante que os condomínios invistam em um sistema de controle de acesso informatizado através de biometria ou outro meio eletrônico. 

E, finalmente, é de suma importância que se tenha um porteiro devidamente selecionado, capacitado e treinado para operá-los.

(*)Consultor de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros "MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS" e “TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS”. Maiores informações elias@suat.com.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet