Manual do Síndico
Material da ABADI aborda as 6 principais áreas da gestão
Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis lança Manual do Síndico
Publicação tem como objetivo auxiliar os profissionais responsáveis pela gestão de imóveis em todo Brasil
A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), lança, hoje, o Manual do Síndico. O material, que está em sua primeira edição e é totalmente gratuito para a sociedade, estará disponível para ser baixado neste link.
O documento tem uma base sólida e bem estruturada de conhecimentos condominiais, tanto para os síndicos quanto para os moradores, e aborda diversos pontos comuns em seis capítulos sobre Implantação do Condomínio; Gestão de Pessoas; Finanças; Manutenção Predial; Assembleias; e Prestação de Contas. A publicação foi desenvolvida por especialistas do mercado imobiliário que compõem a diretoria da ABADI.
O Manual do Síndico orientará o leitor, entre outras coisas, a implementar um condomínio, por meio de atividade incorporativa ou empresarial; falará sobre a estrutura dele; regimento interno; papéis do síndico, subsíndico, conselho consultivo e conselho fiscal; orçamento e fundo de reserva; cota extra e inadimplência; manutenção predial; e gestão de conflitos. De acordo com Rafael Thomé, presidente da ABADI, o material tem como objetivo informar e, ao mesmo tempo, melhorar a relação entre síndicos e administradoras de imóveis e condomínios. “Acreditamos que quando o síndico é mais bem informado sobre suas atribuições, direitos e deveres, essa relação com a administradora naturalmente melhora. Um síndico mais consciente vai ter tratativas mais eficientes e pontuais com a sua administradora e, dessa forma, o trabalho de todos evolui, impactando também os moradores, os conselheiros e até a própria administradora e o mercado como um todo”.
“Um condomínio bem administrado traz eficiência na gestão patrimonial das famílias. Ele é a base das famílias e, por isso, é fundamental termos síndicos que entendam o tamanho da responsabilidade, dos riscos que a função demanda e do tamanho desse papel dentro do condomínio. Ele representa a menor esfera de poder público que existe e dali emana para a sociedade algo que, se tivermos os condomínios bem organizados, teremos uma estrutura importante para a sociedade como base”, analisa Marcelo Borges, Diretor de Condomínio e Locação da ABADI.
O Manual do Síndico estará disponível para download gratuito a partir do dia 23/03, através deste link.
Fonte: ABADI.