Elevadores devem ter manutenção para evitar acidentes
Os elevadores são considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, de acordo com a revista Elevator. No entanto, quando a manutenção não é bem-feita, seus usuários estão sujeitos a problemas, como ficar presos na cabine, passar do andar solicitado ou, em caso mais grave, sofrer acidentes.
“A manutenção preventiva é o fator de maior importância quando o assunto é elevador”, diz o analista técnico do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Bahia (Crea-BA) Pedro Rios.
“A garantia de que a manutenção será feita por pessoas preparadas é a exigência de que a pessoa contratada ou empresa tenha profissionais habilitados pelo Crea”, orienta Rios, que também é engenheiro mecânico.
Segundo Nivaldo Fortes, síndico no Edifício Orleans, na Barra, e consultor para um prédio da Graça, por lei, a partir de cinco andares um prédio deve oferecer um elevador aos condôminos.
Ele conta que cabe ao síndico, em convenção com os demais moradores, determinar as regras de uso do equipamento e explicar que as taxas de condomínio também são utilizadas para a manutenção do elevador. “Em alguns casos, até metade do condomínio pode ser utilizado com esse fim”, diz.
De acordo com o engenheiro eletricista Renê Costa Moura, coordenador de serviço de uma empresa de manutenção de elevadores, nessa convenção também deve ser analisado o que se quer do contrato com a empresa que fará manutenção do equipamento.
“Existem variáveis, como os horários de atendimento e tipos de plano que o prédio contrata. Os condôminos devem decidir juntos o que desejam”. “Mas o mais importante e que não pode faltar é a manutenção preventiva mensal, pois todos os problemas se originam da falta dessa assistência ao equipamento”, alerta o especialista.
Fonte: http://www.atarde.com.br
Matérias recomendadas