Materiais de construção

Expectativa é de crescimento do mercado, impulsionado pelas reformas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reformas puxarão vendas de materiais

As vendas das indústrias de materiais de construção serão impulsionadas, em 2014, principalmente, pela demanda dos consumidores de produtos de acabamento para reformas. Neste ano, o volume de entrega de empreendimentos residenciais pelas incorporadoras de capital aberto ainda será elevado, mas a expectativa dos fabricantes de materiais é que a maior expansão das compras ocorra pelo varejo.

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) já divulgou que espera 7,2% de crescimento nas vendas do varejo neste ano ante 2013. No ano passado, a expansão do varejo de materiais foi de 4,4%, para o recorde de R$ 57,4 bilhões.

"Os fatores que influenciam as decisões de reforma - renda, emprego e crédito - continuarão fortes em 2014", afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais (Abramat), Walter Cover. As reformas serão o carro-chefe para o crescimento das vendas de materiais em 2014. "A Copa deve ajudar as vendas do varejo, pois muitas famílias farão alguma reforma para receber pessoas em casa", acrescenta Cover.

Abramat ainda não fechou projeção, mas espera que indústria cresça, em 2014, acima dos 4% do ano passado

A fabricante de tintas Ibratin é uma das empresas que aposta que a Copa vai contribuir para elevar a demanda por materiais e fazer com que o varejo seja o principal canal de expansão em 2014. Segundo o gerente de vendas e marketing da Ibratin, Dijan Barros, o volume comercializado de tintas imobiliárias terá alta de 25% e o faturamento, de 15%. No ano passado, houve crescimento de 23% no volume e de 18% no faturamento da Ibratin. As vendas para engenharia e grandes obras foram responsáveis por 60%, o segmento de decoração, arquitetura e design, por 27%, e o varejo, por 13%.

Já a Akzo Nobel, que possui a marca Coral, pretende crescer 3% ou 4% neste ano, por meio de ações promocionais. As vendas para reformas vão puxar o crescimento das vendas de tintas decorativas, de acordo com o presidente da Tintas Coral, Jaap Kuiper. A Akzo Nobel vai fornecer tintas para oito dos 12 estádios da Copa, o que contribuirá para elevar os volumes vendidos e para dar publicidade aos produtos da empresa.

Em 2013, as vendas de tintas decorativas da Akzo Nobel aumentaram 4%. Conforme Kuiper, tem havido pressão de custos por causa da parcela das matérias-primas impactada pela variação cambial.

A Cecrisa, fabricante de revestimentos cerâmicos, projeta manter o patamar de crescimento registrado em 2013, de pouco acima de 20%. A empresa espera que a expansão resulte do aumento da vendas de produtos com as marcas Portinari e Cecrisa para reforma e autoconstrução, segundo seu diretor comercial, Luis Francisco Zolin.

Neste ano, a Cecrisa concluirá investimentos no parque fabril que vão possibilitar mais competitividade em mercados como o Nordeste, conforme Zolin. Das vendas da Cecrisa, 55% são direcionadas para o varejo e de 45% para construtoras. Em 2013, as vendas da marca Cecrisa cresceram pelo aumento da base de clientes e expansão para novas regiões. Já a comercialização da marca Portinari teve alta por meio de volumes mais elevados para os mesmos clientes.

A Portobello, outra grande fabricante de revestimentos cerâmicos, estima que suas vendas para o varejo vão crescer mais, neste ano, do que as destinadas ao canal engenharia. "As reformas puxarão o desempenho do varejo em 2014", diz o superintendente do canal de vendas para engenharia da Portobello, Marcos Reis. Dois terços da comercialização dos produtos da empresa são direcionados ao varejo, sendo metade para franquias e metade para lojas multimarcas. O outro terço vai para engenharia.

A Cerâmica Lanzi estima crescer de 25% a 30% em 2014, para R$ 180 milhões, ante aumento de 21% no ano passado. Conforme o presidente da empresa, Luis Antônio Lanzi, a expansão projetada baseia-se no aumento da produtividade e na melhoria tecnológica dos produtos, voltados para as classes A e B.

A fabricante francesa de telhas ecológicas Onduline projeta crescer 6% neste ano, conforme o diretor da empresa, Ricardo Bressiani, ainda que haja a preocupação que a venda de materiais concorra com a de outros produtos, como a de aparelhos de televisão para a Copa. "Acreditamos que, apesar do cenário desafiador, será possível crescer", afirma. Bressiani diz esperar continuidade do crédito para a compra de materiais.

Dados preliminares da Abramat referentes a 2013 apontam que expansão das vendas das indústrias de materiais (base mais acabamento), da ordem de 4% ante os R$ 126 milhões de 2012. "O número foi recorde", afirma Cover. Em 2014, a indústria crescerá mais do que no ano passado, conforme o presidente da Abramat. A entidade espera expansão da demanda por materiais para obras do mercado imobiliário e de infraestrutura acima da de 2013. O setor continuará a vender mais materiais de acabamento do que de base, mas a diferença tende a diminuir.