Mau cheiro
Com reservatório danificado, esgoto de condomínio corre a céu aberto, no RJ
Mau cheiro em reservatório de esgoto gera reclamação em Valença, RJ
Problema é no condomínio Santa Rosa II, no bairro Cambota. Estrutura foi danificada após incêndio, há cerca de dois meses. O mau cheiro provocado por problemas em um reservatório de esgoto tem incomodado moradores do condomínio Santa Rosa II, no bairro Cambota, em Valença, RJ. O transtorno começou há cerca de dois meses, quando um incêndio queimou a tubulação onde ficavam os dejetos, até serem recolhidos por uma empresa.
Desde que a estrutura foi danificada, o esgoto fica ao ar livre. De acordo com os moradores, há cerca de um mês, a prefeitura ligou os prédios e as casas à rede de esgoto do bairro, para acabar com o vazamento. O problema é que a tubulação queimada, os reservatórios cheios de sujeira e o resto de esgoto continuam. Uma escada leva diretamente à área onde os resíduos estão, dando acesso a qualquer pessoa. Os moradores ficam preocupados que a situação piore. "As crianças passam e ficam brincando no meio dessa sujeira de esgoto, moscas, correndo o risco de pegar dengue, também. É muito ruim, mesmo", reclamou a dona de casa, Renata Silva do Nascimento.
Em nota enviada à produção do RJTV, a prefeitura informou que fez um trabalho emergencial, interligando a tubulação à rede coletora, para conter o vazamento de esgoto. Disse ainda que a responsabilidade por uma solução definitiva é da Caixa Econômica, que financiou o empreendimento, e da empresa "R.D. Campos Silva", que construiu o condomínio.
Tanto a Caixa, quanto a empresa, negaram essa responsabilidade, afirmando que a manutenção da estação de tratamento de esgoto do condomínio é da prefeitura. A Caixa disse também que entregou a obra, na época, de acordo com as regras do programa "Minha Casa, Minha Vida", e com licença emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Fonte: http://g1.globo.com/