Maus tratos a animais
ES: Cães e gatos são encontrados mortos em apartamento
Onze animais, entre cães e gatos, são encontrados mortos dentro de apartamento em Vila Velha, ES
Outros quatro cães foram resgatados vivos do local e todos estavam muito magros. A inspetoria ambiental da Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente constaram que os animais morreram de fome e de sede
Onze animais, entre cães e gatos, foram encontrados mortos dentro de um apartamento no Centro de Vila Velha, na Grande Vitória, na tarde desta sexta-feira (8).
Além dos animais mortos, outros quatro cães ainda vivos foram resgatados no local. Eles estão muito magros e em situação de maus-tratos.
Os animais foram descobertos por agentes da Guarda Municipal. Por volta das 16h eles receberam denúncias por parte de moradores vizinhos de que havia um forte odor vindo do apartamento.
A equipe se deparou com os animais em situação de abandono. O apartamento, que fica no segundo andar do prédio, estava completamente sujo, com jornais e fezes espalhados pelo chão.
Entre os mortos, foram contabilizados cinco gatos e seis cães. No entanto, de acordo com o agente Rusley, coordenador da Guarda Municipal de Vila Velha, a contagem ainda não pôde ser precisa, já que os animais vivos se alimentaram dos que morreram para sobreviver.
"Não conseguimos precisar porque verificamos que os quatro animais que sobreviveram acabaram consumindo os restos desses animais. Então, esses restos estavam espaçados dentro da residência", explicou o agente.
De acordo com Rusley, a inspetoria ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município estiveram no local e constataram que os animais estão mortos há cerca de 15 dias.
A avaliação inicial indica que eles morreram por falta de comida e de água.
Proprietária do imóvel não foi localizada
Somente os animais foram encontrados dentro do apartamento. De acordo com moradores do prédio, o imóvel pertence a uma jovem, que não é vista pela vizinhança há cerca de 15 dias, o mesmo período de tempo o qual especula-se que os cães e gatos estejam mortos.
O agente Rusley informou que um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil para que os fatos sejam investigados.
A Prefeitura de Vila Velha informou que a Secretaria de Meio Ambiente resgatou os animais vivos e que a Secretaria de Serviços Urbanos recolheu os corpos dos animais mortos para procedimento sanitário.
Os quatro cachorros vivos vão para uma clínica de tratamento que presta apoio à secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, serão disponíveis para adoração.
De acordo com a Prefeitura, não foi possível apurar, de fato, quem seria o proprietário. Para a Prefeitura, não se faz necessário a interdição do local. O síndico ficou responsável pelo imóvel.
Fonte: https://g1.globo.com