O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Medida verde

Em Palhoça (SC) condomínios recebem coletores de óleo vegetal

quarta-feira, 3 de abril de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Palhoça instala coletores de óleo em condomínios do projeto Minha Casa Minha Vida

Secretaria Municipal da Habitação e iniciativa privada oferecem bombonas e encaminham o material descartado para reciclagem
 
A Secretaria Municipal da Habitação de Palhoça está instalando tambores para coleta de óleo vegetal em edifícios do programa Minha Casa Minha Vida. Inicialmente, foram fornecidas bombas de 50 litros pela empresa NoDirtyEnv – que também fará a coleta do material diretamente no local – em seis prédios da cidade. Os condomínios que desejarem utilizar bombonas para a coleta, sem custos de instalação ou recolhimento do material descartado, devem entrar em contato com a Secretaria ou com a própria empresa.
 
O impacto ambiental provocado pelo óleo de cozinha é mais danoso do que se imagina: um único litro de óleo vegetal descartado em redes de esgoto ou no solo pode poluir até um milhão de litros de água, e não há estimativas de tempo de decomposição para o material. Segundo relatos de técnicos, a formação de uma película superficial que dificulta a troca gasosa entre o ar e a água é um dos principais efeitos do óleo ao meio ambiente, além da vedação de órgãos respiratórios dos animais e a impermeabilização das raízes de plantas.
 
A instalação dos tambores não é uma iniciativa isolada, e outros municípios da Grande Florianópolis também dispõem de mecanismos de coleta do óleo descartado. O projeto ReÓleo, da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), funciona há 15 anos na Capital e conta com mais de 200 pontos de coleta, tendo inclusive colocado a cidade no Guiness Book como a que mais recicla óleo de cozinha no mundo.
 
Já em Biguaçu, o material deve ser acondicionado em garrafas pet pelos usuários para ser recolhido pelos caminhões da coleta de lixo reciclável, e então encaminhado a Curitiba para ser transformado em materiais de limpeza.

Fonte: http://www.ndonline.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet