Comissão faz primeira vistoria em prédio antigo de Maceió
A comissão formada por representantes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) vistoriou na última sexta-feira (16) o Edifício Palmares, no centro de Maceió.
O edifício é uma das 8 construções que se enquadram dentro do padrão estabelecido pela comissão multisetorial de vistorias e inspeções em prédios antigos e velhos de Maceió, que tem o objetivo de identificar a quais construções na cidade oferecem risco real de desabamento.
Integraram a comissão, na vistoria ao Edifício Palmares, 4 engenheiros civis (SMCCU e CREA), 1 engenheiro elétrico e 1 engenheiro mecânico, que avaliaram as condições estruturais do local, atentando para as instalações elétricas e hidráulicas do edifício.
A equipe constatou que além dos pilares externos que apresentam deterioração, com ferragens aparente, há um problema de infiltração no reservatório de água que pode gerar danos à estrutura de sustentação do prédio. Os vistoriadores alertaram também para o grande número de instalações elétricas irregulares, que podem causar incêndio em caso de curto circuito.
“O concreto dos pilares estão deteriorados e a ferragem já está rompida. Isso é um sinal de alerta que a construção está dando”, explicou o superintendente da SMCCU, Galvaci de Assis, ao observar que o Palmares precisa de uma reforma urgente.
O superintendente do CREA, Jackson Santana, disse após a vistoria, que o laudo técnico da avaliação será emitido em no máximo 15 dias. É quando a comissão irá decidir se o prédio deve ser avaliado por um perito especialista, uma vez que o risco seja comprovado, ou se apenas serão tomadas medidas preventivas tal como o reforço da estrutura.
Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br
Matérias recomendadas