Mercado Livre de Energia: vantagens para condomínios
Além de economizar na conta de luz, condomínios encontram mais flexibilidade e sustentabilidade nas soluções da Comerc Energia
Desde a ampliação para todo os consumidores do Grupo A no início de 2024, o Mercado Livre de Energia tem atraído condomínios por proporcionar economia, previsibilidade e sustentabilidade na gestão de energia elétrica.
Além da flexibilidade financeira, um diferencial é a possibilidade de adquirir energia de fontes renováveis, contribuindo diretamente para a redução da pegada de carbono e ajudando na luta contra as mudanças climáticas.
Logo, a adesão ao Mercado Livre de Energia não só reduz os custos operacionais, mas também reforça o compromisso da gestão com práticas sustentáveis.
Atendendo às necessidades específicas de cada empreendimento, a Comerc Energia oferece soluções inovadoras e estratégicas para condomínios, com negociação de prazos, quantidades e valores de forma personalizada.
Como funciona o Mercado Livre de Energia?
Ao contrário do tradicional mercado cativo, no Ambiente de Contratação Livre, os preços são definidos em acordos diretos entre o condomínio e o fornecedor escolhido por ele.
Além das tarifas e dos encargos serem mais baixos nesse modelo, não há influência das bandeiras da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e, caso o contrato seja de longo prazo, é possível garantir previsibilidade e estabilidade nas cobranças.
Dessa forma, o Mercado Livre de Energia é uma alternativa econômica e flexível, por meio da qual também são negociáveis condições comerciais como: quantidade de energia, período de suprimento, pagamento, entre outros.
"Existem diversos agentes no mercado - geradores e comercializadores - que podem vender energia para o consumidor livre. Uma empresa como a Comerc apresenta as melhores opções de contratação para os seus clientes, sempre visando a maior redução de custos possível", ressalta Josiane Palomino, diretora de Marketing e Inteligência de Mercado da Comerc Energia.
Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?
Até o momento, somente condomínios que possuem contas de luz ligadas à média ou alta tensão podem aderir ao Mercado Livre de Energia. Para identificar se um empreendimento se enquadra nesse perfil, basta consultar a conta de luz, onde deve estar escrito "GRUPO A".
O processo de migração envolve algumas etapas importantes. A primeira delas é a "denúncia" do contrato atual, ou seja, o cliente precisa comunicar à distribuidora que não irá mais adquirir energia no mercado regulado. Este aviso deve ser feito com antecedência mínima de seis meses.
Após a denúncia, pode ser necessária uma adequação no sistema de medição de energia do condomínio, que envolve a instalação de equipamentos específicos para atender às exigências do Mercado Livre de Energia. Na Comerc, os principais custos relacionados a esse processo são cobertos pela fornecedora, trazendo mais facilidade para o cliente.
Depois dessa adequação técnica, a Comerc ainda gerencia toda a parte burocrática junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), garantindo que todos os prazos e procedimentos sejam seguidos corretamente.
"Com esse suporte especializado, a migração é simplificada, evitando complicações e garantindo que o condomínio possa começar a usufruir dos benefícios do Mercado Livre de Energia de forma rápida e eficiente", detalha Palomino.
Benefícios do Mercado Livre de Energia para condomínios
O Mercado Livre de Energia não só promove a economia de custos, mas também oferece controle total sobre a gestão energética e reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Conheça, abaixo, os principais benefícios para condomínios:
Redução de custos
Devido à concorrência entre geradoras e comercializadoras, o Mercado Livre de Energia oferece tarifas mais competitivas, além de contar com incentivos legais que favorecem o consumo de energia limpa, resultando em descontos significativos.
Assim, a economia pode chegar até 30%, dependendo da localização e consumo do condomínio.
Controle e transparência
Condomínios que contratam a Comerc têm acesso a uma plataforma completa de gestão energética, onde podem monitorar o consumo, acompanhar o projeto de migração e revisar faturas, tudo em um único lugar, com relatórios mensais detalhados que facilitam a tomada de decisões.
Por meio de um portal, os síndicos, no papel de usuários, podem acompanhar de forma detalhada todos os custos relacionados ao Mercado Livre de Energia, incluindo memórias de cálculo que explicam como os descontos são aplicados.
Já um aplicativo simplifica o acesso às informações, permitindo que os clientes consultem dados como a segunda via de faturas, gráficos de acompanhamento de consumo e a evolução dos custos ao longo do tempo.
Sustentabilidade
Segundo o Censo SíndicoNet 2024, 31% dos moradores estão dispostos a pagar mais para ter painéis solares nos condomínios, no entanto o alto investimento inicial faz com que a implementação muitas vezes não saia do papel.
No Mercado Livre de Energia, há a opção de contratar energia proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, promovendo práticas ambientais responsáveis e alinhando-se a iniciativas de sustentabilidade com algumas vantagens:
- Economia nas tarifas: preços negociados são, muitas vezes, mais competitivos que os praticados no mercado regulado.
- Custos e manutenção: despesas com instalação, manutenção e eventuais trocas de equipamentos são evitadas, pois a infraestrutura é de responsabilidade do fornecedor, e não do condomínio.
- Facilidade de implementação: a contratação de energia renovável no Mercado Livre é rápida e tem um impacto logístico menor que a instalação local. Além disso, como a importação de painéis solares ainda está sujeita a tributos, aguardar o desenrolar do processo legislativo pode ser arriscado.
Foco em personalização é o maior diferencial da Comerc
Com atuação em todo o território nacional, a Comerc destaca-se por oferecer soluções inovadoras e uma vasta experiência no setor, o que ajuda a tornar a migração para o Mercado Livre de Energia um processo mais seguro e eficiente para condomínios.
"Desde a sua fundação, a empresa tem uma cultura centrada em entender profundamente as necessidades de cada cliente e em desenvolver soluções que aprimoram sua experiência", conta Palomino.
Segundo ela, a personalização acontece já no momento da contratação. O cliente negocia o contrato e pode escolher a fonte de energia, a quantidade contratada, período de suprimento, entre outros.
"As tarifas variam em cada distribuidora, assim como já acontece atualmente no mercado regulado. Dependendo do perfil de consumo do condomínio podemos realizar estudos ainda mais personalizados, levando a melhor solução possível para cada caso", conclui a diretora de Marketing e Inteligência de Mercado.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.