O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Taxas e cobranças

Mesma taxa

STJ julga que todas as unidades devem pagar mesmo valor mensal

sexta-feira, 27 de setembro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Apartamento maior deve pagar mesmo condomínio

Decisão do STJ acaba com diferença para coberturas e térreos
 
A taxa de condomínio de apartamentos com áreas maiores, normalmente localizados no térreo ou na cobertura, não deve ser maior que o valor cobrado dos imóveis tipo padrão. Esse foi o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou, em maio, o recurso de um morador de Belo Horizonte.
 
O advogado especialista em direito imobiliário responsável pelo recurso, Kênio Pereira, diz que a prática pode tornar o condomínio desse tipo de unidade de 50% a 200% mais caro na comparação com ou outros apartamentos convencionais do mesmo edifício.
 
Segundo ele, o STJ também determinou que o condomínio devolvesse tudo o que cobrou a mais do apartamento maior, que fica localizado no Sion, região Centro-Sul da capital mineira. Seu morador arcava com uma taxa 131% mais alta que a paga pelos vizinhos dos outros apartamentos.
 
Conforme o advogado, o condomínio tinha aprovado na assembleia-geral a cobrança da taxa pela fração ideal a partir de maio de 2003, mas agora, diante da decisão do STJ, deverá pagar ao dono do apartamento maior tudo o que cobrou a mais, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE, desde maio de 2004, data em que foi proposta a ação.
 
“Os 131% a mais pagos no decorrer de nove anos deverão ser pagos ao dono do apartamento maior de uma só vez, cabendo ao síndico aprovar a taxa extra de imediato, sobre pena de o juiz aplicar a multa de 10%”, diz o advogado.
 
Ele ressaltou que a decisão do STJ levou em conta que o uso da fração ideal acarreta enriquecimento ilícito dos proprietários das unidades menores, já que estes pagam a menos por serviços que são utilizados igualmente por todas as unidades, independentemente do tamanho delas. “Como o apartamento possui um grande jardim, foi aceita pelo poder judiciário a proposta de pagar o acréscimo de 20% sobre parte do consumo de água”, observou.
 
A decisão do STJ não é vinculante, ou seja, não precisa necessariamente ser seguida em outras ações judiciais, mas pode influenciar decisões futuras de outros juízes sobre casos parecidos.

Fonte: http://www.otempo.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet