Minhocão
Quarenta prédios próximos ao viaduto receberão jardins verticais
Minhocão deve receber jardins verticais em 40 prédios
Uma empresa privada se propôs a investir R$ 12 milhões para implantação de novos jardins verticais no corredor verde do Minhocão. O investimento, anunciado nesta quarta-feira (14) pela Prefeitura de São Paulo, é parte de compensações ambientais. Segundo a estimativa oficial, pelo menos 40 paredes de prédios devem ser revestidas.
Os jardins verticais são implementados em empenas cegas, paredes lisas e externas aos edifícios, sem abertura a iluminação, ventilação e insolação. O primeiro jardim vertical permanente instalado em prédios vizinhos ao Elevado Presidente Costa e Silva - o Minhocão - ficou pronto em setembro. A estrutura foi montada no Condomínio Edifício Huds, que fica na Rua Helvétia.
Para implementação do jardim será necessário obter autorização dos condomínios para a instalação das empenas e a apresentação do projeto de cada empena para ser aprovado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os condomínios interessados terão de apresentar um projeto que será avaliado por técnicos.
O prefeito Fernando Haddad afirmou que pretende regulamentar nos próximos dias um termo de compromisso permitindo que outras empresas realizem a manutenção dessas estruturas em troca da assinatura do patrocínio institucional dos locais.
O objetivo é auxiliar os moradores dos condomínios beneficiados após o primeiro ano de implantação dos jardins verticais. O termo será semelhante ao que é utilizado para a preservação de praças, permitindo a exibição das marcas das empresas responsáveis pela conservação.
Fonte: http://g1.globo.com/