O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Mofo na parede: como evitar que apareça na sua casa

Veja por que aparece mofo na parede, como retirar esses fungos, prevenir problemas respiratórios  e evitar que eles apareçam novamente na sua casa

03/08/23 08:08 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Parede de madeira com mofo.
Mofo pode causar problemas respiratórios. Atenção à medidas preventivas.
unplash

Quando o clima fica mais úmido e as chuvas mais frequentes, o mofo pode aparecer. Seja nas paredes, teto, rejunte dos pisos ou até mesmo nas roupas que ficam guardadas.

E isso é um problema porque esse tipo de proliferação de fungo, além de estragar a pintura das paredes e as roupas, faze mal para a saúde.

Além disso, a presença de mofo nas casas e apartamentos pode indicar problemas maiores, como infiltrações, e se você mora em um condomínio, é melhor resolver essa situação o mais rápido possível.

Desse modo, abaixo vamos te mostrar como evitar o mofo na parede, como eliminar esses fungos, como identificá-los e quais as obrigações do condomínio no controle e prevenção do mofo e bolor. Boa leitura!

O que é mofo na parede e quais as causas mais comuns para o seu aparecimento?

O mofo é um tipo de fungo que se reproduz e prolifera através de esporos (partículas que ficam suspensas no ar). Assim, eles se instalam nas superfícies úmidas e vão se alimentando de materiais orgânicos como tinta de parede, móveis, livros, roupas e azulejos fazendo a decomposição dos mesmos.

Vale lembrar que existem dois tipos de fungos que atingem com mais frequência as casas e apartamentos: o mofo e o bolor. Causados por tipo de fungos diferentes, ambos se instalam em locais úmidos, com pouca luz e sem circulação de ar.

Além de deixar a superfície com aspecto sujo e manchado, o mofo e o bolor têm cheiro forte e eles podem aparecer nas paredes por consequência de infiltrações, vazamentos, má preparação da parede quando ela foi pintada e também falha no assentamento do revestimento.

Desse modo, o recomendado é procurar o síndico, mostrar o mofo e assim, você ou o condomínio chama um especialista para avaliar o caso, identificar a proveniência e responsabilidade (se da unidade ou do condomínio) e tomar as devidas providências.

Quais os riscos à saúde causados pelo mofo e umidade?

Bom, como falamos acima, o mofo não causa apenas estragos físicos como também prejudica a saúde de quem vive naquele ambiente, pois seus esporos são tóxicos, tanto para humanos quanto para animais.

Desse modo, pela frequência da inalação, eles podem causar reações alérgicas, principalmente em quem possui doenças respiratórias já diagnosticadas, como asma e rinite, por exemplo.

Além disso, deve-se ter um cuidado maior se na residência moram idosos, gestantes, bebês e crianças. Isso porque a exposição ao mofo pode causar problemas respiratórios graves, já que esses grupos de pessoas apresentam imunidade mais frágil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há estudos que mostram que crianças expostas ao mofo podem desenvolver asma e que o mofo pode também causar inflamações nas vias áreas, apenas pela inalação frequente dos esporos.

Dessa forma, ao identificar o começo do mofo é necessário eliminar os fungos e descobrir se eles foram causados por um problema maior, como infiltrações ou vazamentos ou se eles se instalaram ali por causa do clima e falta de ventilação.

Resolvendo o problema, é necessário observar os locais para ver se tem recorrência e pintar novamente as paredes, pois eles podem ter danificado a pintura do local.

Como identificar os sinais de mofo na parede e o que fazer em caso de infestação?

Se você ver uma mancha acinzentada, marrom, esbranquiçada ou esverdeada em algum canto das paredes do seu apartamento e elas tiverem um odor ruim, pode ter certeza que é mofo ou bolor.

Ou seja, a identificação do mofo é bastante fácil, porque ele é visível quando se instala e se prolifera rápido, então não passa despercebido. Agora, se você ainda está com dúvidas, borrife um pouco de água sanitária no local, se começar a clarear e soltar, é mofo e não sujeira.

Em casos de infestação, o recomendado é contratar uma empresa especializada para fazer a dedetização do imóvel. Agora, se for em apenas um ponto, abaixo vamos te mostrar como eliminar o mofo na parede.

Reforçando, antes de retirar o mofo, chame o zelador ou o síndico, ou tire fotos do local para mostrar ao funcionário ou gestor do condomínio. Como alertamos no começo desta matéria, se a causa for por problemas do condomínio, este deve assumir a responsabilidade e tomar as providências. Caso seja da estrutura da unidade, aí cabe ao proprietário.

Quais as obrigações do condomínio em relação ao controle e prevenção do mofo na parede?

Como falamos acima, as causas para o aparecimento de mofo e bolor nas unidades podem ser por causa de infiltrações, vazamentos ou falhas na hora da pintura e assentamento do revestimento.

E isso pode estar ligado à problemas com a construtora, em caso de condomínios novos, e a garantia deve ser acionada. Também pode ser consequência de problemas estruturais ou de manutenção do condomínio. Nesses dois casos, cabe ao condomínio tomar as providências. Por isso, chame o zelador ou o síndico para eles averiguarem.

Primeiramente porque podem ter outros imóveis com mofo no mesmo ponto. Também porque é necessário checar se não é uma infiltração no encanamento, na casa do vizinho ou vazamento do sistema hidráulico do empreendimento.

Assim, o síndico poderá contratar um profissional para averiguar os locais de mofo e, caso seja constatado que há problemas nos encanamentos de áreas comuns (coluna), o condomínio deve arcar com os reparos.

Agora, se for constatado que o vazamento ou infiltração aconteceu por causa de mau uso, obras mal feitas ou desgaste de encanamento da unidade, o condômino responsável pelo problema deve custear o serviço - seja a própria unidade ou a unidade vizinha que originou a infiltração.

Além disso, o condomínio pode fazer campanhas educativas para que os moradores avisem em caso de surgir mofo nas paredes para averiguação.

Como prevenir o aparecimento do mofo na parede?

Para evitar que esses fungos aparecem na sua casa, é necessário:

  • Aumentar a circulação de ar deixando as janelas abertas no decorrer do dia;
  • Abrir as janelas também para deixar a luz solar entrar;
  • Vai cozinhar? Não se esqueça de usar o exaustor, ele evita que o vapor quente se acumule na cozinha;
  • Não deixar as toalhas e roupas íntimas secando no banheiro;
  • Tirar as roupas de frio que ficam guardadas por muito tempo para tomar um ar, pelo menos uma vez ao mês;
  • Arrumar uma forma de ventilar o banheiro e cozinha. Se a sua casa não tiver saída de ar, contrate um arquiteto para encontrar uma solução.

Como remover o mofo na parede?

Encontrou um mofo na sua parede, ele ainda é pequeno e não danificou a pintura? Então preste atenção no passo a passo abaixo.

Entretanto, é importante lembrar que, dependendo da origem do fungo e do tamanho da proliferação, é necessária a ajuda de um profissional capacitado, principalmente se o mofo estiver localizado em um ponto de difícil acesso e sua causa for infiltração ou vazamento.

Desse modo, se a origem do mofo for por alta umidade, é possível remover os fungos com soluções caseiras, como:

  • Água sanitária: para fazer a solução será necessário colocar em um balde 100 ml de água sanitária para 1 litro de água. Feito isso, aplique a solução no local e deixe agir por meia hora. Depois, pegue uma escova ou esponja e esfregue e por fim passe um pano para retirar o excesso de líquido e secar a parede. Não se esqueça que, para fazer essa solução caseira, você deve usar luvas de borracha e máscara facial já que tanto o mofo quando os materiais de limpeza são fortes e tóxicos e não podem ter contato com os olhos e a boca.
  • Bicarbonato de sódio: para essa opção, misture 250 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura em um borrifador e aplique nos espaços com mofo. Deixe a solução agir por 10 minutos e depois passe um pano para retirar os resquícios de mofo.
  • Água oxigenada: este também é um poderoso desinfetante, desse modo, o produto funciona na remoção dos mofos. Assim, despeje um vidrinho de água oxigenada em um borrifador, sem diluir, e passe o produto onde tem mofo na parede. Deixe agir por 15 minutos e após esse tempo, passe uma escova e um pano seco para remover os fungos.
  • Vinagre branco: encha um borrifador com uma boa quantidade do líquido puro. Borrife a superfície com mofo e deixe agir por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar.

Se nenhuma das soluções caseiras funcionar, existem no mercado alguns produtos específicos para dar fim aos fungos. Eles são eficazes, porém são fortes. Desse modo, siga as instruções de uso. Além disso, não os misture com outros produtos de limpeza, como os que citamos acima, pois pode haver risco de reação química.

Lembrando que retirar o mofo não garante que ele desapareça. É necessário descobrir a causa e tratar o problema pela raiz para evitar a recorrência dos fungos. É importante também manter a casa sempre limpa e prezar pela ventilação de todos os cômodos.

Como saber se a origem do mofo na parede é por causa de infiltração ou vazamento no condomínio?

Os indícios do aparecimento de mofos são os mesmos, independente da causa. Como o fungo gosta de lugares úmidos, sem luz, ventilação e quentes, qualquer ambiente que oferecer isso é propício para o aparecimento dele.

Entretanto, o que você deve olhar é o local em que esse fungo aparece. Por exemplo, se o mofo aparece próximo à tubulação do ar-condicionado, pode ser que a instalação não tenha sido feito da maneira correta.

Se o mofo aparece no banheiro, é bem capaz de ser preciso arrumar uma forma de ventilação no cômodo ou passar a usar desumidificador. E se ele começa a aparecer nas paredes, pode ser infiltração.

Quando há vazamentos na caixa d'água, problemas no encanamento, falha na cobertura do telhado, problemas na manta de impermeabilização da laje da cobertura, por exemplo, o líquido que entra pela edificação deixa as paredes úmidas. Se nesse ambiente não há ventilação e nem recebe luz solar, a infiltração vira um prato cheio para o mofo.

Desse modo, dependendo da localização do mofo na parede, é possível ter uma noção se é uma infiltração ou não. Contudo, só se terá essa confirmação quando um especialista avaliar.

Portanto, é imprescindível observar as paredes da sua casa e identificar a presença de mofo no início da proliferação. Assim, você garante a saúde da sua família e ainda chama a atenção do condomínio para possíveis problemas hidráulicos.

Gostou do conteúdo? Que tal assistir ao vídeo do advogado Zulmar Koerich, do quadro Especialistas, onde explica sobre vazamento na cobertura? É só dar o play:

Conteúdo SíndicoNet.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet