"Foi tudo muito rápido"
PE: Parto realizado às pressas em prédio mobiliza vizinhos
Mulher dá à luz no térreo do prédio onde mora com ajuda da mãe, marido e vizinhos
Celina nasceu depois de três contrações. Samu foi acionado, mas bebê nasceu antes da equipe chegar.
Uma mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz uma bebê no térreo do prédio onde mora, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A menina, batizada de Celina, nasceu com a ajuda da avó, do pai e dos vizinhos, que acompanharam emocionados a chegada ao mundo da pequena. Depois do susto, mãe e filha passam bem.
O parto aconteceu na noite de terça-feira (23). A mãe, Nathalia Hívia, contou que começou a sentir algumas contrações durante a manhã, mas achou que ainda não estava na hora do parto.
Assim ficou até por volta das 22h, quando o trabalho de parto ficou mais intenso e a família começou a se organizar para ir para o hospital. A bolsa estourou e, três contrações depois, Celina nasceu, chegando ao mundo de surpresa. Ela tem 48 centímetros e 3,308 quilos.
"A data prevista do parto era o dia 7, mas passei o dia 23 aqui sentindo contração o dia todo. Perto das 22h, eu senti que meu corpo já estava no [período] expulsivo e aí foi tudo muito rápido. Eu senti a contração e aí, três contrações depois, não deu tempo de chegar no carro", contou Nathalia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, quando a equipe chegou, a bebê já tinha nascido.
Nathalia Hívia contou que é casada e já é mãe de Estela, de 2 anos. Na hora do parto, a mãe de Nathália estava com ela e ajudou a filha até os vizinhos começarem a chegar.
O marido, Eduardo, também estava com elas. Nathália disse que ele se apavorou e só conseguiu ajudar segurando a mão dela. Apesar do susto, Celina chegou bem e foi colocada no colo da mãe.
"Eu pedi o carro e fui descer de elevador. Quando chegou embaixo do prédio, ela não conseguiu sair, não estava conseguindo andar. Eu peguei ela no colo e fui andando em direção à portaria. De repente, ela diz: 'pare agora que eu vou parir aqui'. Aí eu parei, coloquei ela no chão, em pé. Quando eu olhei para baixo, já estava a cabeça da menina toda para fora", lembrou Eduardo.
Mãe e filha permaneceram no térreo do prédio, até serem atendidas e levadas pelo Samu para a maternidade do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, região central do Recife. Dois médicos, vizinhos do casal, desceram para ajudar no primeiros momentos após o parto.
Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/04/25/mulher-da-a-luz-no-terreo-do-predio-onde-mora-com-ajuda-da-mae-marido-e-vizinhos-video.ghtml