O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mercado

Multipropriedade turística

Conheça a nova forma de se hospedar e lucrar

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Uma nova forma de se hospedar e ganhar com locação: a multipropriedade turística

Sancionada no final de 2018, a Lei de Multipropriedade cria nova forma de se ver condomínios de lazer. Uma nova possibilidade de negócio e de lazer: a multipropriedade turística

Sancionada no fim de 2018, pelo então presidente Michel Temer, a Lei de Multipropriedade (n°13.777/2018) não só traz uma segurança jurídica para o setor, como assegura uma forma bem interessante de renda para proprietários. Da mesma forma a locatários que queiram curtir um bom período de lazer com uma opção interessante de hospedagem.

A Habitacional tem, entre os seus serviços, a administração de condomínios desse tipo.

Na sua mais recente convenção, o Secovi-SP teve como um dos temas, a multipropriedade, tendo, inclusive, lançado o Manual de Melhores Práticas para Multipropriedades Turísticas.

A modalidade pode até mudar de nome conforme o país, mas o conceito é conhecido como time sharing. Ele nasceu nos Estados Unidos, nos anos de 1960, se popularizou, primeiro na Europa, depois no mundo todo, incluindo o Brasil (aqui, chegou a se usar um termo para definir a modalidade: condohotel).

O que é a multipropriedade turística?

Nada mais é do que compartilhar um imóvel que é seu com outras pessoas. Uma pessoa – ou grupo- é dona da unidade, que pode ser usada quando quiser, e quando não se quer para uso próprio, coloca-se para locação. E essa locação e a gestão do bem e do condomínio – fica a cargo de uma administradora, como a Habitacional 

O Secovi, desde 2014, discute o assunto por meio do Grupo de Trabalho de Multipropriedades, criado pela Vice-presidência de Assuntos Turísticos e Imobiliários da entidade (que a Habitacional é afiliada). Ele é composto por empreendedores do modelo de incorporação, comercializadores, intercambiadores, operadores hoteleiros, alguns dos principais escritórios de direito imobiliário e de consultoria imobiliário-turística do País, bem como entidades que os representam. Neste ano, começou-se a discutir e criou-se o manual. A lei aprovada no final do ano passado é fruto do esforço dessas pessoas e entidades.

Como funciona?

O sistema é simples: se adquire um imóvel – que pode ser uma casa, apartamento ou mesmo um quarto em um hotel – de forma compartilhada com outros proprietários, que dividem o uso desse bem.

O comprador passa a ser coproprietário de uma fração ideal da unidade e não do todo, como em uma compra de um imóvel comum. Cada comprador tem direito a usar sua cota de tempo – determinado entre eles, em sistema de rodízio. Ao mesmo tempo, quando um coproprietário não estiver usando, essa unidade pode ser locada, com os valores sendo divididos.

Pelo sistema, todos os multiproprietários são efetivamente condôminos, mas que só usam o imóvel conforme o tempo fixado por todos. A lei aprovada estabelece que o uso mínimo para cada condômino seja de sete dias, mas nada impede que isso seja alterado, modificado, sempre conforme o acordado.

A administradora, além de poder gerir conjuntamente o empreendimento com um empreendedor, cuida desse controle e da administração do bem, ofertando e locando o imóvel ou unidade. A administradora, é atribuída a responsabilidade de administrar todos os processos. Para o caso de locação, geralmente se reservam frações de tempo de duas semanas por ano – mas que também são negociáveis.

Semelhante a administração de condomínios

Como não deixa de ser uma espécie de condomínio, deve-se ter convenções, com direitos e deveres, rateios de despesas e cotas condominiais de acordo com a fração de cada coproprietário. A eles, cabe também o compartilhamento dos custos de aquisição e de manutenção, por exemplo, bem como as taxas normais de moradia, como água, luz, IPTU e condomínio.

A multipropriedade turística cresceu no País nos últimos anos e vem mudando a forma como os brasileiros desfrutam o seu tempo de lazer. Esse tipo de empreendimento já existe em mais de 45 cidades, 16 estados, e veio para alavancar o mercado turístico brasileiro – e imobiliário também. A Habitacional possui profissionais qualificados para tratar desse assunto e área específica que cuida de multipropriedades turísticas. Esses profissionais estão totalmente informados sobre a nova lei, documentações, mudanças e avanços que ela trouxe e estão aptos a orientar sobre tudo ao que se refere o tema.

Procurando por uma administradora de condomínios em sp?

Conte com a Habitacional como a sua parceira na gestão do seu condomínio. Temos a experiência de mais de 50 anos atuando no mercado. Possuímos certificações ISO9001 selo do PROAD.

Nossos profissionais são experientes e bem preparados para realizar uma excelente administração condominial.

Atuamos como administradora de condomínios em sp e atendemos as principais regiões. Se você procura na internet por: administradora de condomínios em sp centro, administradora de condomínios em sp zona sul ou administradora de condomínios em sp zona oeste, conte com a Habitacional.

Sua melhor parceira para uma gestão eficiente no seu condomínio.

Fonte: https://www.habitacional.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet