Novas tecnologias
Prédio em SC será o primeiro a ter “mordomo virtual” no Brasil
Prédio em SC será o primeiro a ter “mordomo virtual” no Brasil
A tecnologia controlará tudo o que acontece dentro do condomínio e na área interna dos apartamentos
O competitivo mercado imobiliário no litoral de Santa Catarina tem sido “laboratório” para o lançamento de técnicas e serviços inéditos no país. Desde as tecnologias investidas na construção dos arranha-céus, testes em túneis de vento e elevadores super rápidos, até a instalação de comodidades para “fisgar” clientes e investidores.
Em Porto Belo, o edifício Atmo Haus, lançado pela Inspire Empreendimentos Imobiliários, será o primeiro prédio no Brasil a oferecer o serviço de Mordomo Virtual.
É semelhante a uma Alexa, mas com poderes “expandidos” – a tecnologia controlará tudo o que acontece dentro do condomínio e na área interna dos apartamentos, das medidas de segurança ao conforto.
Será possível, por exemplo, abrir o portão da garagem sem precisar de controle, entrar em casa sem ter a chave e parar no andar correto sem ter que tocar no botão do elevador.
O assistente reconhecerá o morador e liberará automaticamente o acesso à garagem, monitorando o percurso - mas também é preparado para identificar, por exemplo, a companhia de um estranho. Se for o caso, acionará as medidas de segurança. Ao estacionar o carro, o Mordomo Virtual já terá acionado o elevador.
A tecnologia utilizará inteligência artificial para produzir um dashboard interativo, para facilitar a rotina. Se o morador tem o hábito de sair para trabalhar em determinado horário, mas está atrasado, o assistente enviará opções de trajeto com menor fluxo.
É possível programar o Mordomo Virtual para as características, hobbies e cotidiano de cada morador. Se o proprietário tem interesse em determinado assunto como mercado financeiro, por exemplo, o dashboard exibirá dados sobre a Bolsa de Valores.
"O Mordomo Virtual faz deste um edifício inteligente que proporciona novas experiências e mais qualidade de vida, conforto e segurança aos moradores. É o primeiro do Brasil, mas temos certeza que esta tecnologia vai se tornar referência no país", diz Fabrício Pavesi, sócio da Inspire Empreendimentos.
A tecnologia também controlará a iluminação de LED da fachada do edifício, que será interativa. Os efeitos de luzes serão alterados de acordo com ambientes e datas comemorativas - e é possível programar um show de luzes para a data do aniversário de um morador.
O edifício será construído a 150 metros do mar e terá 28 pavimentos, com 61 apartamentos de alto padrão. Todos terão três suítes e duas vagas de garagem, com pré-instalação para carros elétricos. O projeto é todo sustentável, com captação e reaproveitamento da água da chuva, geração de energia limpa com painéis fotovoltaicos, geração de energia com a frenagem dos elevadores e luminárias em led microprocessadas de ultra eficiência.
https://www.metropoles.com/; https://www.nsctotal.com.br/